Com doações do “Nossas Roupas”, mulheres de grupos produtivos arrecadam recurso extra com a venda de itens novos e usados
Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil
Mulheres dos grupos produtivos de geração de renda, de comunidades do Planalto Pici, do Conjunto Palmeiras/Jangurussu e da Raízes da Praia, em Fortaleza (CE), estão realizando bazar em parceria com o Movimento de Conselhos Populares (MCP), entidade membro do Jubileu Sul Brasil na capital cearense.
Os bazares tiveram início em maio e ocorrem na Casa Comum (Rua Nogueira Acioli nº 1705 – Centro – Fortaleza). O objetivo de arrecadar dinheiro com a venda de roupas, acessórios e objetos em geral, recebidos por doação, para custear despesas extras para as atividades do ano, entre as quais as ações de formação política, oficinas e também insumos para confecção de produtos.
A iniciativa conta com doações, entre outros, de sacolas de roupas novas e seminovas do projeto “Nossas Roupas”, que é um modelo de negócio criativo nascido em Fortaleza, em 2023, resultado do trabalho de conclusão de curso da designer de moda Marjory Garcia. Na prática, um bazar colaborativo, de moda circular, com uma curadoria assinada por Marjorye, ponto de encontro e de trocas entre pessoas que consomem o chamado “slow fashion”.
Traduzido como “moda lenta”, é um movimento que busca valorizar as etapas do processo de produção, dos insumos até a venda, oferecer produtos mais duráveis, confeccionados de forma sustentável e ecologicamente correta. É um contraponto ao fast fashion, com produção em massa que dá prioridade à quantidade, aos custos menores de mão de obra e matéria-prima.
“Reunimos as mulheres dos grupos produtivos uma vez por mês para o bazar. O dinheiro arrecadado vai contribuir com custos de alimentação, deslocamento e outros para darmos seguimento às nossas atividades”, explica Ada Ponte, articuladora local do Jubileu Sul Brasil em Fortaleza.
Para além do dinheiro arrecadado, “é uma ação que junta e mobiliza as mulheres, o que acaba por fortalecer ainda mais os vínculos de união e coletividade”, completa Ada. Quem também quiser contribuir com doações para o bazar, pode contatar a articuladora enviando mensagem para 85 9435-5819.
Além do MCP, o “Nossas Roupas” já firmou parcerias com o espaço cultural Salão das Ilusões, o Festival La Grue de Arte e Economia Criativa e o espaço de mulheres criativas Casa Azû, entre outros
Os grupos produtivos de mulheres do MCP contam com apoio da Rede Jubileu Sul Brasil, por meio dos projetos “Mulheres em Defesa dos Direitos Sociais” e “Mulheres em Resistência e na Defesa de direitos”.