Por Redação Jubileu Sul Brasil
Os líderes Avá-Guarani Paranaenses, Cristóbal Martínez, do Paraguai, e Oscar Benites, do Brasil, entregaram neste 5 de dezembro uma carta dirigida aos presidentes dos dois países, na qual pedem que incluam as reivindicações das comunidades indígenas no revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu.
O encontro ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) durante a Cúpula Social do Mercosul, e teve também a presença da economista e educadora popular Sandra Quintela, que representou a Rede Jubileu Sul (JSB0 Brasil no evento que reuniu diversas organizações e movimentos sociais no Museu do Amanhã. A entrega do documento foi destaque no ABC Color, um dos principais meios de comunicação do Paraguai. Leia mais na reportagem publicada no portal paraguaio.
Os Avá-Guarani foram afetados pela construção da hidrelétrica e após décadas seguem sem receber a devida reparação pela perda de seus territórios submersos na represa, e pelos impactos em seu modo de vida e cultura (saiba mais em Povo Avá-Guarani exige reparação à dívida histórica por violações de Itaipu)
A reivindicação central é a recuperação da terra, da floresta e da água que sempre tiveram, durante milênios, e das quais foram violenta e ilegalmente privados, em flagrante transgressão à Convenção nº 107/1957 da OIT, sobre as populações indígenas e tribais, plenamente vigente no momento do despejo das comunidades indígenas, na década de 1970.
Uma carta de reivindicações dos Avá-Guarani também foi entregue pela Rede JSB em 21 de novembro, em reunião no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. A entrega foi feita por Sandra Quintela e por Alessandra Miranda, secretária nacional da Semana Social Brasileira – SSB.