Em outubro de 2005, mais de oito mil pessoas – militantes das mais diversas organizações e movimentos sociais , – reuniram-se em Brasília para a realização da 1ª Assembleia Popular. Juntos enfrentaram o desafio de articular ideias e propostas para a construção de um projeto popular para o Brasil.
Estudos, debates e diversas atividades marcaram o evento. Uma passeata ocorrida no dia 26/10/2005 defendeu a solidariedade e a soberania, e criticou imperialismo dos Estados Unidos e a política econômica nacional.
A reivindicação central era pela mudança no modelo econômico que tornava o país dependente do capital internacional. Um dos resultados finais do encontro foi a elaboração do texto: “O Brasil que queremos. Assembleia Popular: Mutirão por um Novo Brasil”.
Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.