No centro a foto de uma plantação de girassóis. A flor é símbolo da Semana Social Brasileira. Na parte de cima da imagem, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito Popular da Dívida Externa"

O tema “Mutirão por um Novo Brasil: Articulação das forças sociais para a construção do Brasil que nós queremos” amparou as ações da 4ª Semana Social Brasileira, durante o período de 2004 a 2006. O grande objetivo desta edição da SBB era atingir um projeto alternativo de sociedade economicamente justa, politicamente democrática, culturalmente plural e que fosse também solidária e sustentável.

Partiu-se do pressuposto de que o panorama da concentração da riqueza e da renda; das injustiças e desigualdades sociais; da violência institucionalizada; do desemprego estrutural e da exclusão social, entre tantos outros problemas, continuavam a fazer parte da realidade econômica, política, social e cultural do Brasil e do mundo. Daí a necessidade da reflexão e ação sobre tal conjuntura que clamava por justiça. Deste acúmulo, junto com as forças sociais que vinham da Campanha contra a ALCA, surge a Assembleia Popular ✊. Para saber mais sobre ela, acompanhe a próxima publicação da série Comemoração e Memória.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.

Deixe um comentário