Crédito do desenho: Marli Aguiar

Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

A Rede Jubileu Sul Brasil está apoiando a ação solidária Raízes para o Futuro, que incentiva crianças e jovens a plantarem árvores, flores e outras sementes como forma de expressão sobre a importância da proteção ambiental, ressaltando que o bem-estar da infância e da juventude estão conectados a um meio ambiente saudável.

Para participar, o Jubileu Sul Brasil convida às crianças e jovens ao plantio simbólico de árvores, flores, jardins e arbusto na primavera de 2020, e a enviar as fotos da atividade pelo e-mail projeto.ods@jubileusul.org.br até o próximo dia 16 de novembro (segunda-feira), Dia Internacional dos Direitos da Criança. As imagens vão se unir a outras enviadas por vários países que se somam à campanha. Quem preferir, também pode publicar nas redes sociais junto com as hashtags #raizesparaofuturo e #jubileusul.

Quem preferir também pode fazer desenhos ou gravar pequenos vídeos (cerca de 45 segundos) sobre a temática. Organizações, escolas e famílias também podem realizar atividades de sensibilização com escrita, pintura, gravação de áudio ou vídeos nas quais as crianças reflitam sobre questões norteadoras, que são: 1) Como você imagina o mundo daqui 10 anos? 2) O que você sente falta no mundo? 3) Como seria o mundo ideal para vocês?

Entre os dias 10 e 20 de novembro, o Jubileu Sul Brasil promove uma ação nas redes sociais e no site divulgando os conteúdos recebidos. Com o lançamento da campanha, em setembro, a rede realizou um debate interno sobre a campanha e as questões em debate, além de incentivar suas organizações membro a participar.

De iniciativa da DKA Áustria, organização que integra o Movimento de Crianças Católicas do país da Europa Central, a campanha dialoga com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – o ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável) e o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima), ambos monitorados pelo Jubileu como parte da ação Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas, e ainda o ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

O tema da justiça socioambiental é outra questão prioritária do Jubileu Brasil que se conecta com a campanha, assim como o combate ao racismo estrutural que criminaliza e vitimiza meninos e meninas pobres de nossas cidades. A rede luta e defende um modelo de desenvolvimento que respeite os povos e a natureza, além de rechaçar o endividamento e a perda de soberania que também impactam no futuro das crianças e adolescentes dos países da América Latina e Caribe.  

Deixe um comentário