Entre os anos de 1997 a 1999 foi realizada a 3ª Semana Social Brasileira (SSB) com o tema “Resgate das Dívidas Sociais: Justiça e Solidariedade na Construção de uma Sociedade Democrática” . Essa ação da Igreja Católica se caracterizou pelo alcance nacional e pelo caráter plural e participativo. Durante três anos a mobilização foi para que a sociedade refletisse e se engajasse na questão do endividamento do país .
A 3ª SSB buscava mostrar que os recursos destinados aos credores externos eram subtraídos da saúde, da educação e de demais áreas cujos investimentos seriam fundamentais para a promoção da dignidade humana e erradicação da pobreza. Essa era a dívida social que a precisava ser resgatada para que efetivamente a população brasileira tivesse acesso aos seus direitos, principalmente os excluídos e excluídas.
A 3 ª SSB inspirou organização de outros movimentos que debateram o tema do endividamento. Em 1998, aconteceu o Simpósio sobre a Dívida Externa. No ano seguinte, foi realizado o Tribunal da Dívida Externa . Em 2000 ocorreu o Plebiscito Popular da Dívida Externa. É nesse contexto que surge a Rede Jubileu Sul no Brasil, nas Américas, Ásia e África atuando na defesa de um mundo sem dívidas financeiras e sociais.
Saiba mais: A SSB é uma ação da Igreja Católica, que começou na Europa e chegou aqui em 1991. Naquele ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a 1ª Semana Social com o tema “Mundo do trabalho: desafios e perspectivas”. A cada edição movimentos populares e intelectuais debatem questões sociopolíticas locais e buscam propor melhorias. Atualmente, está em vigor no país a 6ª SSB, que será abordada, mais adiante, nesta série informativa. Fique de olho!