No centro da foto há uma charge de dois peixes, o maior tenta abocanhar o menor. Ele representa a dívida externa. O peixe menor simboliza os países subdesenvolvidos. Em cima, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito da Dívida Externa"

De 21 a 23 de julho de 1998, foi realizado em Brasília o Simpósio Nacional sobre a Dívida Externa. Na ocasião, especialistas nacionais e representantes de países da América Latina debateram a problemática do endividamento público 💸. Os participantes constataram que era necessário romper com as estruturas de dominação que destruiam a economia e a soberania nacionais, botando em risco a dignidade da ampla maioria da população brasileira.

Com o objetivo de ampliar o debate, decidiram organizar um tribunal popular para julgar a moralidade e a legalidade da dívida pública. Acompanhe as próximas postagens desta série informativa para saber qual foi o veredito dado pelas 1200 pessoas que participaram do Tribunal da Dívida Externa, realizado em abril de 1999, na cidade do Rio de Janeiro.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.

Deixe um comentário