Neste ano, a Semana do Migrante (17 a 24 de junho) está em sintonia com a campanha “Compartilhe a Viagem”, lançada pelo papa Francisco, que convoca a Igreja a caminhar e a responder aos desafios atuais e urgentes quanto à acolhida de refugiados e migrantes em todo o mundo.
Embora a migração seja um fenômeno intrínseco à história da humanidade, atualmente suas causas perpassam questões econômicas, políticas, desastres naturais ou provocados, situações de guerra ou ainda pela constante e generalizada violação dos direitos humanos – violência doméstica, perseguição por motivos religiosos, raciais, políticos ou de orientação sexual.
Os fluxos migratórios internacionais em direção ao Brasil aumentaram nos últimos anos. Estima-se que vivam no país cerca de 2 milhões de imigrantes. Segundo dados do Ministério da Justiça, 9.552 pessoas, de 82 nacionalidades, tiveram sua condição de refugiadas reconhecidas até dezembro de 2016. Dentre os solicitantes, os maiores grupos são sírios e venezuelanos.
No entanto, continuam intensos também os movimentos de migrantes internos brasileiros que deixam seu Estado de origem em busca de melhores condições de vida, emprego, estudos, ou até fugindo de situações de violação de direitos humanos.
O Serviço Pastoral dos Migrantes integra a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora e o Setor de Mobilidade Humana da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É a ação específica da Igreja junto às pessoas que migram e necessitam de acolhida em todo o país, em parceria com outras igrejas, universidades, associações de migrantes e grupos de refugiados, instituições e organizações.
Este ano a Caritas Brasileira e toda a rede de parceiros, dentro da campanha “Compartilhe a Viagem” irá promover de 12 a 14 de junho, em Brasília, o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio: Caminhos para a Cultura do Encontro, atividade esta que também compõe a Semana do Migrante, uma parceria de Cáritas Brasileira, Missão Paz, CESEM, IMDH e CENTRO ZANMI,
No dia 30 de junho acontecerá a celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, com o SPM e toda Família Scalabriniana – Padres Carlistas, as Irmãs Carlistas e os leigos e leigas consagrados e consagradas a essa missão.

Deixe um comentário