Diferentes pesquisas têm revelado que, a partir da pandemia de Covid-19, aumentaram os pedidos de demissões voluntárias em diversos setores da economia, agravaram-se os casos de distúrbios mentais em função de rotinas exaustivas e ampliou-se a vigilância nos ambientes de trabalho.

Qual a relação existente entre três aspectos – demissões voluntárias, fragilização da saúde mental e vigilância das trabalhadoras e trabalhadores – e o que eles dizem sobre a chamada financeirização do trabalho?

Para discutir essa e outras questões, e analisa-las em articulação com a dívida pública e o conjunto das dívidas sociais do Estado brasileiro, o podcast Economia Fora do Eixo entrevistará Virgínia Fontes, que é historiadora, ex-professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz.

Com apresentação da economista Sandra Quintela, que é também Articuladora Nacional e membro da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil, e com transmissão pelo Youtube, Facebook, o episódio vai ao ar no dia 24/05, terça-feira, a partir das 11h30.

Sobre o podcast

O Economia Fora do Eixo é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil para romper com o ciclo de privilégios no debate econômico e ampliar as discussões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, que interferem diretamente na vida da população.

Com uma nova edição a cada 15 dias, o Economia Fora do Eixo é veiculado sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h, pelo Youtube e Facebook da Rede Jubileu Sul Brasil e da 6ª Semana Social Brasileira.

Na tela, junto com Sandra Quintela, haverá sempre uma pessoa convidada, responsável por discutir dados e fatos da realidade brasileira, a partir de uma abordagem descontraída e uma linguagem didática, refletindo especialmente sobre os impactos desse cenário no cotidiano e em situações vivenciadas pelas famílias do país.

Perdeu episódios anteriores? Não tem problema, disponibilizamos pra você.

Deixe um comentário