A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), por meio de das Pastorais Sociais e dos Movimentos Populares que contribuem na mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) realizam de 01 a 03 de março de 2023, na Casa de Encontro Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), o Seminário Nacional “O Brasil que temos”. Participam os bispos que compõe a presidência da Cepast-CNBB, representantes das coordenações nacionais das Pastorais Sociais e de Movimentos Populares.

Segundo o assessor da Cepast-CNBB, frei Olavio José Dotto, trata-se de um Seminário integrado para pensar os encaminhamentos da Semana Social Brasileira que tem como proposta a construção de um Projeto Popular. “Acima de tudo, o Seminário propõe pensar os passos para a elaboração e implementação do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, ressalta o assessor.  “As Semanas Sociais não são eventos isolados, mas processos de mobilizações sociais em âmbito nacional. Então, a partir de todo esse tempo de encontros, mutirões e leituras da realidade realizadas nos últimos três anos, é chegada a hora de propor um projeto de transformação social”, afirma Dotto.

“Na programação do Seminário, vamos contemplar uma leitura profunda da realidade nacional e internacional nos âmbitos: social, político, econômico e religioso para entender esses fenômenos e as ameaças às democracias. Vamos, também, olhar para os movimentos de resistências que favorecem o fortalecimento da democracia em nosso país”, lembra o assessor.

Alessandra Miranda, secretária executiva da 6ªSSB, sinaliza que haverá na programação do Seminário um momento de apresentação da realidade do Brasil que temos. “Será o tempo de escuta das violações dos direitos humanos e da natureza ligados à terra, teto e trabalho, que são os temas desta sexta edição da SSB. Essa escuta tem sido potencializada por meio de rodas de conversas, seminários e os mutirões que foram realizados em todo o território brasileiro. Estamos recebendo essas contribuições, que são: as violações sofridas pelos povos originários e comunidades tradicionais, catadores de materiais recicláveis, trabalho escravo, supressão dos direitos trabalhistas, trabalho precarizado e não seguridade dos direitos sociais do trabalho”, antecipa Alessandra.

Segundo a secretária esse conjunto de violações será organizado dentro de uma proposta metodológica, no contexto das cinco regiões do Brasil.  “Estamos identificando as violações e os agentes violadores e quais as iniciativas do poder público para superar as violações. Vamos identificar e potencializar, sobretudo, quais as resistências populares que já atuam na superação dessas violações”, conta Alessandra Miranda.

No seminário, haverá também, no decorrer da programação, momentos celebrativos, orantes, de incidência política, e planejamento das ações da Cepast-CNBB.

Abaixo, a programão das atividades que ocorrerão no seminário:

01 DE MARÇO DE 2023

VER – A conjuntura do Brasil

  • Reunião comissão executiva das Pastorais Sociais e bispos da Cepast-CNBB
  • VER – Olhar da conjuntura social, política e religiosa: instituições democráticas, mobilização popular, fundamentalismo religioso e cenário geral geopolítico.
  • Assembleia do Centro Nacional de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census).

02 DE MARÇO DE 2023

VER – A transição para o DISCERNIR

  • Apresentação das Violações dos Direitos Humanos e da Natureza coletadas nos Mutirões da 6ªSSB.
  • Próximos passos para a elaboração e implementação do Projeto Popular o Brasil que Queremos: O Bem Viver dos Povos.
  • Roda de conversa: Pastorais Sociais e Movimentos Populares e seus horizontes com foco em planejamento.
  • Noite de lançamento – Campanha da Fraternidade 2023. Tema: “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), materiais dos mutirões de superação da fome e sede, site e redes sociais da Cepast-CNBB

03 DE MARÇO DE 2023

AGIR – Incidência social e política

  • Planejamento das Pastorais Sociais para o triênio; sustentabilidade e estrutura da Cepast-CNBB
  • Ação de incidência com o Ministério dos Direitos Humanos; Ministério da Igualdade Racial; Ministério das Mulheres; Ministério dos Povos Indígenas.

Deixe um comentário