Padre Lino, a Rede Jubileu Sul Brasil está contigo!

A Rede Jubileu Sul Brasil está solidária ao padre Lino Allegri, de Fortaleza, no Ceará, que no último dia 4 de julho, após o fim da celebração da missa foi hostilizado por um grupo de fiéis – fascistas religiosos, apoiadores de Bolsonaro.

No domingo, 18 de julho, membros da Rede Jubileu Sul Brasil estiveram presentes na missa realizada pela comunidade Trilha do Senhor, prestando apoio e solidariedade ao padre Lino.

Lino está sempre ao lado dos que lutam, participou ativamente do plebiscito popular nacional sobre Dívida Externa, do plebiscito popular sobre a ALCA e da Assembleia Popular: O Brasil que Queremos. Coordenou as pastorais sociais da Arquidiocese no estado do Ceará e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos. Padre Lino foi diretor da Agência Anote – Agência de Notícias Esperança. Atualmente é membro da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza (CE).

Os fatos

Em sua homilia, na missa presidida na Paróquia da Paz, na Arquidiocese de Fortaleza (CE), o sacerdote criticou o presidente Jair Bolsonaro pela forma como o Governo Federal vem se portando durante a pandemia da Covid-19, em que mais de 530 mil brasileiros/as foram mortos em virtude da doença. Oito pessoas entraram na sacristia sem autorização e o repreenderam pelos comentários, de forma agressiva e em tom de ameaça.

Padre Lino, junto com os ministros da eucaristia presentes na hora da invasão à sacristia, nos relatou que o grupo entrou “aos gritos e alterados”, chegando a mandar o padre “voltar para a Itália”, pois não precisavam dele aqui. Lino é italiano, tem cidadania brasileira, está no país desde 1970 quando veio para ser missionário no interior da Paraíba, Bahia e Goiás. Lino foi pároco nos bairros Genibaú e Tancredo Neves e na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará.

 Colocamo-nos à disposição para colaborar nos atos antifascistas que estão sendo programados pelas pastorais sociais e movimentos populares de Fortaleza.

Rede Jubileu Sul Brasil

                                                                                              Fortaleza, 21 de julho de 2021

Este post tem um comentário

  1. Emílio Neto

    Obrigado pela postagem… Parabéns pela atuação do Padre Lino.

Deixe um comentário