A rede Jubileu Sul Brasil celebrou, de 19 a 22 de novembro, seu aniversário de 15 anos com a realização do curso “O Estado Financeirizado”, em São Paulo. Dentro da programação do curso foi lançada a revista comemorativa “Jubileu Sul Brasil – História, reflexões e resistência contra toda forma de dominação”.

A atividade contou com representantes de diferentes comunidades do país, além de parceiros e integrantes de movimentos sociais e populares que fazem parte da trajetória de lutas levada à frente pela rede há 15 anos. Também estiveram presentes Martha Flores (Jubileu Sul Américas e Beverly Keene (Diálogo 2000, Jubileu Sul Internacional).

foto350O curso teve como foco o papel do Estado diante das várias formas de financeirização e processos de endividamento nocivos à população, sobretudo as mais excluídas e que sofrem impacto direto com modelos desenvolvimentistas. Foram assessores/as do encontro Miguel Borba, Luis Fernando Novoa, Francisco de Felippo, Camila Moreno, Sandra Quintela, Martha Flores e Beverly Keene.

“Nestes 15 anos de luta, reconhecemos e registramos o quanto somos gratos pelas pessoas, militantes, pastorais, movimentos sociais e populares que nos emocionam com sua garra, presença, força, resistência e coragem, e que nos fazem ainda mais fortes para seguir em frente. São laços que se formaram ao longo desses 15 anos numa comunhão intensa em favor dos excluídos e na defesa da soberania dos povos”, afirma Rosilene Wansetto, da secretaria da JSB.

Revista

Dentro da programação do curso, foi lançada na noite do dia 20, a revista “Jubileu Sul Brasil – História, reflexões e resistência contra toda forma de dominação”. A publicação narra, a partir de vários artigos, o percurso feito pela rede até os dias atuais. Momentos importantes como o plebiscito popular sobre a Alca, a Vale do Rio Doce; os processos das Semanas Sociais Brasileiras; o caminho com o Grito dos Excluídos; o questionamento sobre os megaeventos e megaprojetos; as denúncias sobre a injusta ocupação do Haiti pelas tropas da Minustah; e a integração latino-americana são alguns dos assuntos que estão na revista.

A noite também foi de homenagem. O padre Bernard Lestienne, da coordenação do Jubileu Sul Brasil, foi saudado pelos participantes por toda a contribuição, militância e entrega por um mundo mais justo e digno para o povo.
Quem estiver interessado em adquirir a revista pode enviar e-mail para secretaria@jubileusul.org.br. Em breve, a versão em pdf estará disponível no site www.novo.jubileusul.org.br.

Por Ana Araujo, jornalista/Rede Jubileu Sul Brasil

Mais fotos/ por Roger Pires

 

Deixe um comentário