Asia Bibi, mãe católica de cinco filhos, era a primeira mulher no Paquistão a ser condenada à morte por blasfêmia, acusada por extremistas islâmicos de contaminar um copo de água ao beber nele, pelo fato de ser cristã

Por Marcio Martins | ACN-Brasil 

A Suprema Corte do Paquistão revogou nesta quarta-feira, 31, a sentença de morte de Asia Bibi, que em 2010 tornara-se a primeira mulher no país condenada à morte por blasfêmia. A acusação foi feita contra ela após uma briga com os colegas muçulmanos que disseram que, como cristã, ela havia contaminado um copo de água ao beber nele.

A decisão anula a sentença dada há oito anos, que condenava Asia Bibi por insultar o profeta Maomé, um crime passível de morte segundo o Artigo 295C do Código Penal do Paquistão – como parte da chamada Lei da Blasfêmia.

Durante todo o período, Asia Bibi protestou contra a acusação e o caso teve sua audiência final na Suprema Corte do Paquistão, na capital Islamabad, neste mês, no dia 8 de outubro. Durante a audiência final do caso, havia protesto na rua pedindo que a sentença de morte fosse mantida, mas o processo terminou com a absolvição de Asia Bibi, anunciada hoje pela Suprema Corte.

Após o anúncio, a filha de Asia Bibi, Eisham Ashiq, de 18 anos, disse à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) que este é um momento maravilhoso, aguardado por oito anos. “Estou muito feliz e não vejo a hora de abraçar minha mãe e comemorarmos em família. Sou muito grata a Deus por ouvir nossas orações”. O marido de Asia Bibi, Ashiq Masih, reforçou o que a filha disse e agradeceu “muito a Deus e as orações de tantas pessoas que pediam pela libertação de Asia Bibi durante todos esses anos de sofrimento e angústia.”

O padre Emmanuel Yousaf, diretor nacional da Comissão Católica para Justiça e Paz do Paquistão, que apoia pessoas acusadas de blasfêmia com o apoio de organizações como a ACN, enfatizou: “Estou feliz que a justiça finalmente tenha sido cumprida. No entanto, com a atual situação de protestos de grupos extremistas diante da absolvição, peço a Deus que abençoe e proteja a Asia Bibi e sua família, e mantenha todos os nossos irmãos e irmãs cristãos a salvo aqui no Paquistão.”

Neville Kyrke-Smith, Diretor Nacional da ACN-UK, disse: “Hoje é como o alvorecer de uma nova esperança para as minorias oprimidas. É importante que a justiça não seja vista apenas para ser feita, mas sendo feita”, saudando a coragem dos juízes em absolver Asia Bibi em face da feroz oposição de manifestantes islâmicos.

Deixe um comentário