Diante da provável renovação do mandato da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah), movimentos sociais e organizações se mobilizarão em mais um momento de amplo apoio à soberania do povo haitiano. O encontro – que dará diversos direcionamentos sobre a questão – acontecerá no dia 12 de março, no auditório da Cáritas Brasileira, em Brasília.

Levada adiante pelo Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas, em coordenação com as organizações e movimentos do Haiti, a proposta do encontro é realizar uma ação conjunta, dentro da “Campanha de Solidariedade – 10 anos de ocupação. Basta!”. Cada organização poderá contribuir de diferentes formas. Para isso, todos e todas estão convidados para construir uma agenda de luta e agir em várias frentes.

Diante do abuso de poder, comprovadas violações aos direitos humanos, interferência direta no rumo político do país, atentados reiterados à soberania e aos direitos dos povos, o Jubileu Sul Brasil e Américas entendem que é necessário uma ação mais enérgica por parte dos que, ao longo desses 10 anos, vêm realizando diversas atividades pela retirada da Minustah do país haitiano.

“As organizações e movimentos sociais, pastorais e outros, já desenvolvemos juntos ou não diversas ações de solidariedade, humanitária, visitas, missões, brigadas, entrega de documentos, audiências… tanto aqui no Brasil como no Haiti. Mas o momento exige mais de nós. Juntos podemos fazer mais”, informa o convite.

Situação

Em outubro do ano passado, mesmo com rechaço de chefes de estados e de movimentos e organizações sociais, a ONU decidiu renovar a permanência da Minustah por mais um ano, com espaço para ser renovado caso seja avaliado necessário. Desde que foi ocupado pelas tropas de estabilização, o país passa por sérias crises agravadas pelo terremoto e pela situação política, com clara manipulação das eleições, gerando revolta na população.

A atuação do Jubileu Sul Brasil e Américas está em total consonância com movimentos, organizações e lideranças haitianas que pedem o fim da ocupação no país.

Serviço:

O que: Campanha pró Haiti no Brasil

Data: 12 de março de 2015.

Horário: 10h às 12h30

Para mais informações:

secretaria@jubileusul.org.br ou nos telefones (11) 3112-1524/991163721

Imprensa: Rogéria Araujo (85) 8683.8141 | Francisco Vladimir (85) 99697804 ou (85) 89220089

Deixe um comentário