Ato no Rio de Janeiro reuniu movimentos sociais e representantes de partidos políticos. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população brasileira na luta contra a prática dos juros abusivos no Brasil.

Foto: Anderson Coutinho

Por Redação

“O Brasil é o país com a maior taxa de juros real do mundo, e isso é um completo absurdo. Falar dos juros altos é central para o projeto de país que queremos construir, com o povo brasileiro como prioridade do orçamento da União. É inaceitável que o Banco Central continue mantendo uma taxa básica de juros na casa dos 13,75%. Os juros são, hoje, a maior causa de endividamento das famílias brasileiras, que num momento de crise, de aumento do desemprego e da fome, têm utilizado o crédito até mesmo para comprar alimentos”, diz o texto de apresentação do movimento.

“Para o Jubileu Sul Brasil, que lida com os temas das dívidas, não só a dívida financeira, mas também as dívidas sociais, histórica e ambiental, é fundamental a questão da taxa de juros. A cada 1% de aumento na taxa Selic, que é a taxa básica de juros, a dívida pública aumenta em R$ 40 bilhões. Só do ano passado para cá o aumento foi de quase R$ 300 bilhões. Esse valor deixa de ir para investimentos sociais e vai para a ciranda financeira, para remunerar os bancos, os títulos da dívida pública que alimentam esse carrossel financeiro global”, explica Sandra Quintela, economista, educadora popular e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil, durante ato no Rio de Janeiro na segunda-feira (13).

Sandra Quintela e Francisco Vladimir da Rede Jubileu Sul, com Lúcia Ortiz, da Amigos da Terra, entidade membro da Rede

“Quanto mais alta a taxa de juros, que é o preço do aluguel do dinheiro, menos investimentos para o país.  O aumento das taxas de juros aumenta a dívida do país e o endividamento pessoal, então enfrentar esse rentismo é uma tarefa que o Jubileu se coloca há muitos anos. Nós apoiamos totalmente a campanha para a redução da taxa de juros e o fim da autonomia do Banco Central’, conclui a articuladora.

Desde fevereiro, vários atos já aconteceram pelo Brasil para cobrar juros baixos e denunciar que juros altos são sinônimo de recessão e estagnação econômica. A agenda de mobilização segue também nas redes sociais com a hashtag #JurosBaixosJá. O ato político no Rio de Janeiro aconteceu no Clube de Engenharia.

Assine o manifesto em jurosbaixosja.com

Deixe um comentário