Confira os vídeos de balanço do “Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas”, ação que envolve dez países da América Latina e Caribe no embate por políticas sociais, pelo cancelamento de dívidas ilegítimas e no combate ao desvio de recursos pelos grandes grupos econômicos

Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

Ações locais nos territórios, formação de lideranças, participação em fóruns e articulações, mobilizações, incidência nos parlamentos e órgãos de controle. Apesar das dificuldades e desafios impostos pela pandemia, foram muitas as frentes de luta e atuação para ampliar a participação popular nas decisões das políticas macroeconômicas e sobre o orçamento público, de forma a garantir que os recursos públicos do Sul Global sejam aplicados efetivamente nas demandas das populações, principalmente dos mais vulneráveis.

É o que mostram os vídeos com balanço de ações de 2021 do Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas, projeto que as Redes Jubileu Sul/Américas e Jubileu Sul Brasil promovem em 10 países da América Latina e Caribe, com apoio da União Europeia.

Como parte do projeto, as organizações envolvidas realizam um monitoramento do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. O processo de acompanhamento traz a perspectiva das organizações sociais e movimentos populares que lutam por outro modelo de desenvolvimento e pelo cancelamento das dívidas ilegítimas, combatendo o desvio de recursos pelos grupos de interesse econômico e setores favorecidos, e com uma perspectiva crítica às falsas soluções “sustentáveis” da “economia verde”.

Na visão do JS/A e do JSB, o avanço na Agenda 2030 na América Latina e no Caribe só será possível se os Estados nacionais reconhecerem e respeitarem a vida em todas as suas formas e cumprirem os direitos e garantias dos povos e da natureza. Para isso, 10 ODS integram o monitoramento realizado nos países pelas organizações membro das Redes: ODS 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Fome zero e agricultura sustentável; 3 – Saúde e bem-estar; 4 – Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 – Água potável e saneamento; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 13 – Ação contra a mudança global do clima; 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Os impactos trazidos pela pandemia ressaltaram o que as Redes já vêm denunciando há anos, muito antes do surgimento da Covid-19: avanços na Agenda 2030 só serão possíveis na América Latina e Caribe com participação e organização popular.

De forma virtual ou presencial (sempre adotando todas as medidas de proteção à saúde), seja nos territórios em diálogo direto com as comunidades, nos espaços de incidência nacional como os parlamentos, em espaços internacionais como as Jornadas Globais por Justiça e Anulação da Dívida e a COP 26, diversas as atividades foram realizadas no âmbito do projeto. A retrospectiva mostra a atuação aguerrida das organizações contra o sistema de endividamento, pelo cumprimento de direitos, por justiça e pelo bem viver no Brasil, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

Confira abaixo os vídeos, o primeiro produzido pelo Jubileu Sul Brasil com balanço do ano de 2021 (em português), e também o vídeo realizado pelo Jubileu Sul/Américas destacando as ações do primeiro semestre do ano passado (em espanhol):

Deixe um comentário