Sanguina lidera a organização “ANDE, pueblo mba’e”, que defende a ampliação da taxa social que garante acesso à eletricidade pelas famílias mais vulneráveis. Ele foi preso por suposta participação em protesto contra fraude eleitoral no Paraguai.

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

O professor e sindicalista Víctor Sanguina, candidato a deputado estadual pela Frente Guasú na província de San Pedro, região central do Paraguai, foi preso junto com outras lideranças por supostamente participar das manifestações de simpatizantes de Antonio “Payo” Cubas Colomés, candidato que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais do país. Sanguina lidera a organização “ANDE, pueblo mba’e”, que defende a ampliação da taxa social que garante acesso à eletricidade pelas famílias mais vulneráveis. 

De acordo com informações do portal paraguaio ABC Color, Victor Sanguina foi indiciado “por perturbação da ordem pública e coação por participar das mobilizações realizadas por seguidores de Payo Cubas”.

Ainda segundo o portal, os organizadores da manifestação “garantiram que ele esteve no local da mobilização como imprensa alternativa para informar nas redes sociais e não como manifestante”. Payo Cubas foi preso no último dia 5 de maio por acusar fraude eleitoral. 

Em nota exigindo a liberdade do sindicalista, o parlamentar do Mercosul, Ricardo Canese, candidato ao senado paraguaio pela Frente Guasu, disse que se trata de uma “prisão política e totalmente ilegal por violar a liberdade de expressão”. Canese também tem denunciado a fraude eleitoral no Paraguai e as violações aos direitos humanos dos manifestantes que protestam desde o final de abril. 

Desde a manhã do último dia 16, apoiadores protestam pela libertação de Sanguina, concentrados com faixas e cartazes em frente à sede do Poder Judiciário, em San Pedro de Ycuamandyyú.

Deixe um comentário