Por Rogéria Araújo | Comunicação JSB
“O que estará em jogo na COP 22 de clima e na COP 13 de biodiversidade?”. Este é o tema do seminário promovido pelo Grupo Carta de Belém e pela Fundação Heinrich Böll, que será realizado no próximo 26 de outubro na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo. O objetivo do seminário é levantar a discussão sobre o papel das Conferências das Partes e as consequências das decisões tomadas nestes espaços.
O seminário é voltado para organizações, redes, entidades, ativistas e profissionais que atuam no campo do meio ambiente, promovendo uma discussão mais crítica sobre os rumos que se está tomando em torno da mercantilização e financeirização da natureza. A rede Jubileu Sul Brasil estará presente no Seminário no sentido de contribuir e enriquecer o debate.
Programação
O evento está dividido em duas mesas. Pela manhã será discutido o tema “O que estará em jogo nas negociações?”, com participação de Felipe Ferreira (Divisão Clima/MRE), Telma Krug (IPCC), André Dalagnol (Terra de Direitos e Grupo Carta de Belém), Alice Amorim (Gestão de Interesse Público) e moderação de Letícia Tura (Fase). Já na parte da tarde, o grupo tratará das “Visões regionais sobre a agenda pós-Paris e a COP 13”, com moderação de Maureen Santos (HBS), Lyda Fernanda Forero (Transnational Intitute), Thomas Fatheuer (Kobra), Marcela Vecchione (Grupo Carta de Belém) e Martha Flores (Jubileu Sul/Américas).
Encontro e Lançamentos
O Grupo Carta de Belém realizará seu IV Encontro no dia 25 de outubro. Neste mesmo dia estão agendados os lançamentos de dois livros no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), às 18h, no Flamengo. Os livros são os seguintes: “Crítica à Economia Verde”, de Thomas Fatheuer, e “A Métrica do Carbono”, de Camila Moreno. Os lançamentos serão seguidos de debates com os autores e participantes.
Caderno de Estudo Economia Verde
A rede Jubileu Sul Brasil estará distribuindo alguns exemplares do Caderno de Estudo “Economia Verde: O que é feito em nome do meio ambiente e do clima?”. A publicação também encontra-se disponível on line no link: https://jubileusul.org.br/nota/3862

A publicação, realizada com apoio da Heirinch Böll, Cafod, Adveniat, Fastenopfer, Cese, DKA e Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, aborda temas de extrema importância para entender porque a natureza – ao longo de décadas – passou a ser mercadoria rentável para o capital e sugere reflexão para todos e todas que militam nesta área.

Deixe um comentário