Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

O primeiro painel virtual do ciclo de debates “Dívida, Privatização e Livre Comércio: o que aprendemos com nossas lutas? Quais perspectivas temos? é no próximo dia 5 de abril (segunda-feira), às 17h, com o tema Um olhar para o Cone Sul: lutas e desafios atuais. Livre Comércio e privatizações. O evento tem transmissão ao vivo pelo Facebook do Jubileu Sul Brasil.

Neste 1º painel, a proposta é analisar, com a participação de diferentes especialistas convidados, de que forma se desenvolvem os processos econômicos, históricos, ambientais, sociais e de luta nos países da sub-região Cone Sul.  Inscreva-se gratuitamente para o primeiro seminário clicando http://bit.ly/ConeSulJSA1 (haverá certificado para quem participar, pela plataforma Zoom, em ao menos dois dos três seminários).

Entre os painelistas confirmados para este primeiro dia de conversa estão: Ana Agostino (Uruguai), doutora em estudos de desenvolvimento e professora da Universidade Centro Latinoamericano de Economia Humana (Universidad CLAEH); a socióloga Graciela Rodriguez (Brasil), da Rede Brasileira Pela Integração dos Povos – REBRIP; a socióloga Martha Flores (Nicarágua), secretária geral da Rede Jubileu Sul/Américas e coordenadora geral da organização Intipachamama; o parlamentar do Mercosul Ricardo Canese (Paraguai). A mediação é da economista Sandra Quintela, articuladora da Rede Jubileu Sul no Brasil.

De iniciativa da Rede Jubileu Sul/Américas, a série de eventos do trio visa promover um espaço de conhecimento, de reflexões sobre as realidades dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) e de experiências da região. Mapear as organizações e movimentos sociais a partir das lutas da região é outro objetivo da atividade, com foco nos embates históricos e também nos atuais para construção de uma agenda articulada.

O segundo e o terceiro painel se realizam, respectivamente, nos dias 12 e 26 de abril. Confira os detalhes da programação, faça sua inscrição e participe:

Programação
5 de abril – 17h
Painel 1: Um olhar para o Cone Sul: lutas e desafios atuais. Livre Comércio e privatizações
Lutas, ações e processos sociais

12 de abril – 17h
Painel 2: Dívidas e sua centralidade: um olhar sobre as dívidas socioambientais e financeiras no Cone Sul
Dívida e modelo de desenvolvimento; demanda social geral pelo agronegócio e mineração; genocídio dos povos originários e devastação das florestas; mulheres e endividamento

26 de abril – 17h
Painel 3 – Esperanças, perspectivas, rumos e organização popular
Movimentos indígena, quilombola, campesino, de mulheres e direitos humanos

SERVIÇO
Ciclo de debates Dívida, Privatização e Livre Comércio: o que aprendemos com nossas lutas? Quais perspectivas temos?
Data: dias 5, 12 e 26 de abril
Horário: 17h
Inscrições para o 1º painel:  http://bit.ly/ConeSulJSA1

Deixe um comentário