Por Redação – Jubileu Sul Brasil

O Instituto Latino-Americano de Ombudsman-Defensoría del Pueblo (ILO), do Uruguai, realizada a 12ª Assembleia e Seminário virtual “Berta Cáceres” – Direitos humanos e transição: Defensoria popular e sua contribuição para o futuro”. Nesta quinta (2) e sexta-feira (3), o seminário, aberto ao público, ocorre das 11h às 13h e das 15h às 18h. A assembleia, somente para filiados ao ILO, é no sábado (4). das 11h às 13h. Participe do seminário via Zoom clicando aqui. 

Devido à pandemia, é o segundo ano que o instituto realiza o encontro virtualmente e segue neste ano analisando não só a pandemia, mas o momento histórico atual e as projeções na perspectiva dos Direitos Humanos, especialmente o papel que as defensorias populares podem desempenhar neste cenário. O ILO é parceiro do Jubileu Sul Brasil, com quem promoveu a jornada de debates Dívida pública e direitos: rumo a novas estratégias e horizontes, em outubro e novembro. 

Os eixos temáticos são a transição justa, transformação digital e seus impactos nos direitos humanos, direitos coletivos e solidariedade. Serão discutidos o direito à saúde, as responsabilidades individuais e coletivas em tempos de Covid-19 e pós pandemia, e direitos dos idosos. 

A 12ª Assembleia e Seminário Virtual recordam e prestam homenagem à Berta Cáceres, líder indígena hondurenha, fundadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH) que é membro do Jubileu Sul/Américas. Berta foi assassinada em março de 2016 por sua luta como defensora do povo Lenca e pelos direitos da natureza. 


Confira a programação (em espanhol):
Dia 1 – 2/12


Dia 2 – 3/12

Deixe um comentário