No último sábado (14), o povo haitiano voltou a sofrer com um novo tremor de magnitude 7,2. O terremoto ocorreu às 8h29 (9h29 de Brasília) a 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Autoridades do país anunciaram na terça-feira (17) que pelo menos 1.400 pessoas haviam morrido e 6.000 ficaram feridas. A primeira assistência médica após a tragédia foi dada por médicos cubanos. 

Passados seis dias após o terremoto, nesta sexta-feira (20), o número de mortos chegou a 2.189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.

A situação do Haiti se agravou ainda mais com a chegada do ciclone tropical Grace que atingiu a mesma região já afetada pelo terremoto. O ciclone causou fortes chuvas com ventos de grande intensidade e dificulta a busca por sobreviventes e pessoas desaparecidas . Neste cenário, nossa solidariedade é urgente e necessária.

Desde 2004, com a ocupação da Minustah no Haiti por decisão do Conselho de Segurança, depois que os EUA consumaram o golpe de estado, a Rede Jubileu Sul/Américas se soma a outras organizações da sociedade civil na luta permanente pela soberania e autodeterminação do povo haitiano.

A Rede Jubileu Sul Brasil se solidariza com o povo haitiano e se une à campanha internacional para mobilizar apoio financeiro para a ajuda humanitária necessária neste momento de dor para as famílias haitianas, que enfrentam ao mesmo tempo os desafios presentes na realidade política, econômica e social do país.

Afirmando nossa comunhão nas lutas do povo haitiano, seguimos de mãos dadas com nossas irmãs e irmãos até que o país encontre o caminho para sua soberania e autodeterminação, com justiça e paz para todas as pessoas.

Vamos unir forças para fazer chegar a ajuda humanitária que o povo haitiano tanto precisa nesse momento? Participe da ação internacional Solidariedade ao Haiti liderada pelo Comitê Pró Direitos Humanos de Porto Rico.

As doações podem ser realizadas via depósito ou transferência e também via PayPal:

Banco do Brasil (001)
Agência: 4054-1
Conta Corrente: 283106-6
Instituto Rede Jubileu Sul Brasil
CNPJ 08.623.218/0001-04

Doe por PayPal pelo e-mail: info@vamospr.org
Na observação, escreva: Haiti

São Paulo, 17 de agosto de 2021

Rede Jubileu Sul Brasil

Se você ainda não tiver uma conta no PayPal basta acessar o site https://www.paypal.com/br/home e seguir as orientações do formulário.

Leia também:

Carta em solidariedade com o povo do Haiti na luta pela democracia, justiça e reparações da MINUSTAH

Haiti: Além da crise da saúde, uma crise global, uma gestão caótica e irresponsável, perspectivas sombrias. Necessidade imperativa e urgente de auto-organização popular ao nível de todas as comunidades

Campanha Dívida e Reparações para Haiti e Porto Rico na Câmara Municipal de SP denuncia Minustah

Camille Chalmers: no Haiti, forças populares e progressistas se levantam e lutam por justiça

Jubileu Sul/Américas divulga Carta às Autoridades da ONU sobre situação do Haiti

Deixe um comentário