Por Rogéria Araújo – Comunicação Jubileu Sul Brasil
No último dia 14 de abril, o Centro Dandara de Promotoras Legais, em São José dos Campos, em São Paulo, sediou o Encontro “Rota Crítica – Mulheres em Situação de Violência em São José dos Campos”. A iniciativa foi do projeto “Nós, mulheres, na defesa e na luta por direitos”, em parceria com o Centro Dandara, e teve por objetivo escutar e acolher as demandas das mulheres a fim de identificar e assim encaminhá-las da melhor forma possível.
De acordo com o Centro Dandara, a ação procurou “mostrar o resultado das demandas que o grupo já tem relacionado a esse estudo”. Desde 2014, o Centro vem realizando esse debate para dar mais visibilidade ao problema que afeta diretamente as mulheres de São José dos Campos. A proposta, então, é facilitar, através da informação, caminhos que as mulheres podem recorrer para terem seus direitos respeitados. O momento de partilha entre as participantes também foi essencial para problematizar o assunto com mais elementos apresentados por outras companheiras.
“Não estamos aqui por pouco. Nosso foco sempre será a política pública, debatida, trabalhada e articulada. Faz tempo que estamos neste desafio cotidiano e nem sempre entendido. Mas não importa, somos formiguinhas”, afirmou Marcela de Andrade, diretora executiva do Centro Dandara.
Sobre avaliação do encontro, Marcela destaca: “Alcançamos plenamente nosso objetivo, pois o envolvimento direto do governo e da Defensoria Pública são fundamentais para cada vez mais se fazer a incidência em políticas públicas para as mulheres”.
A Cartografia
Uma das propostas do projeto “Nós, mulheres, na defesa e na luta por direitos” utiliza como uma das ferramentas a cartografia social ou diagnóstico social. Esta é uma das formas de identificar os problemas mais recorrentes como a questão de violência contra as mulheres.
Para Júlio Camargo, representante da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a atividade foi muito rica e a experiência plenamente atingida. “Acho que esse instrumento pode ser uma demonstração muito grande das vulnerabilidades no município. Não só a vulnerabilidade de gênero, mas de raça e outras. Não havia tido experiências das cartografias na questão de gênero, não tenho dúvida que um reforço rico de provocação e correção de políticas públicas.”
O encontro reuniu cerca 50 mulheres e contou com especialistas no assunto de Universidades, representantes da Prefeitura do Município, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, do Grupo Mulheres em Luta pela Vida, Coletivo de Advogadas feministas de SJC, da Coordenação da XVIII turma de Promotoras Legais Populares 2018 – Turma Vereadora Marielle Franco e da Coordenação do Coletivo Lelis Gonzales.
O projeto “Nós, mulheres, na defesa e na luta por direitos” ocorre nos territórios de Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e São José dos Campos e tem por objetivo realizar um ciclo de formação e articulação das mulheres nos territórios ao longo de um ano. O projeto é uma realização da rede Jubileu Sul Brasil com apoio do Instituto Irmãs da Santa Cruz, Adveniat, Cafod e DKA.

Deixe um comentário