O curso foi organizado pela Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas (ANCOP), a 5ª Semana Social Brasileira (SSB) e o Grito dos Excluídos, e aconteceu nos dias 22 a 26 de abril em São Paulo com a participação de trinta militantes e professores do Brasil, da América Latina e Caribe.

A formação teve o objetivo de promover um momento de estudo sobre o processo de financeirização do Estado em âmbito regional (América e Caribe), com mecanismos de mercantilização ‘patrocinados’ em grande medida pelo Estado, tendo o endividamento como um instrumento para o controle e a dominação da vida e dos bens comuns favorecendo a expropriação e a expansão do capital.

Os participantes partilharam suas experiências de lutas nos processos locais contra o modelo de desenvolvimento patrocinado pelo Estado. Foi debatido o processo da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). A Dívida (ilegitimidade) e seus impactos como parte da Campanha a Dívida Não Acabou. Durante o curso os participantes também ouviram e partilharam o que vêm acontecendo nos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas e e as lutas organizadas contra os desmandos da FIFA, do COI e dos próprios governos locais (remoções, mudanças na legislação, e outros).

 Veja aqui as fotos do Curso. Por Roger Pires.

 

Deixe um comentário