Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

O Jubileu Sul/Américas deu início na manhã deste 11 de março à oficina de formação para desenvolvimento de podcast e sua gestão nas redes sociais, reunindo dezenas de participantes de organizações, movimentos sociais e populares de diversos países da América Latina e Caribe. Realizada virtualmente, a oficina tem dois encontros e é conduzida pelo jornalista Olmedo Carrasquila, do Coletivo Vozes Ecológicas (COVEC) e da Rádio Temblor Internacional, do Panamá.

Carrasquila destacou que informar, formar e transformar estão entre os objetivos da utilização do podcast na divulgação de conteúdos pelas organizações e movimentos. Nesse sentido, o podcast permite impulsionar temas de interesse e que não são contemplados pelos meios de comunicação tradicionais, dando espaço à contra narrativa, às múltiplas vozes e seus diferentes interesses e objetivos.

“Além de comunicação, solidariedade, o que mais focamos são seus processos de libertação, emancipação, participação cidadã e, claro, a luta dos povos por sua soberania”, disse o jornalista.

Por meio de um formato semelhante ao de rádio digital, permite a difusão de maneira rápida, e exige pouco tempo para ser consumido pelas usuárias e usuários de internet, uma vez que pode ser ouvido enquanto se realiza outras atividades. Outra vantagem, pontuou Carrasquila, é que o podcast não exige grande investimento financeiro para produção, podendo ser realizado por um sistema de gravação digital básico com microfone, computador e software de gravação, além da possibilidade de realização pelo celular.

O jornalista deu seguimento à oficina explicando o passo a passo para criação de um podcast: escolha do tema, definição de participantes, planejamento do conteúdo, preparação das e dos participantes, da equipe de produção para gravar o conteúdo, publicação e divulgação. Carrasquilla também apresentou algumas das plataformas que permitem a postagem e difusão gratuitos, além de softwares livres para edição de áudio e um  guia de produção radiofônica elaborado pelo centro de comunicação Voces Nuestras (disponível clicando aqui).

“Mais da metade dos coletivos que participam da oficina não são membros da Rede Jubileu Sul/Américas, o que é extremamente enriquecedor porque significa que podemos pensar também sobre como entrelaçar ações dado o trabalho que realizam”, explica Martha Flores,  secretária geral do Jubileu Sul/Américas e coordenadora da Intipachamama (Nicarágua).

De acordo com Martha, a proposta em outra etapa é dar seguimento à formação com um curso sobre rádio comunitária pela internet, com a produção de uma radionovela na qual as e os participantes, suas organizações e movimentos sejam protagonistas.

A segunda e última oficina é neste dia 18 de março, quando os participantes vão apresentar um podcast com tema livre, de até 5 minutos, criado ao longo da semana como tarefa do primeiro encontro.

Além da Rede Jubileu Sul/Américas, a oficina é uma iniciativa da Intipachamama e da Escuela Semillas Rebeldes. Entre os presentes, participaram representantes de organizações e movimentos da Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Chile e Brasil.

Deixe um comentário