No centro da imagem a ilustração de jovens abraçando uma bola azul, nela estão incritas palavras como paz, vida, respeito. No fundo há uma representaçao da cidade e do campo. Na parte de cima da imagem, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito Popular da Dívida Externa"

O Grito dos/as Excluídos/as realizado em 2013 somou forças aos debates que estavam em curso na 5ª Semana Social Brasileira de construção de uma sociedade do Bem Viver. Com o lema “Juventude que ousa lutar constrói projeto popular”, a 19ª edição do Grito chamou a atenção para os problemas enfrentados pelos/as jovens brasileiros, em especial, os/as que viviam nas periferias.

Com atos realizados em todo o país, um dos locais que concentrou um número expressivo de militantes foi a Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo. Junto com o Grito, o santuário recebeu a 26ª Romaria dos Trabalhadores, cujo lema era ‘Mãe Aparecida, ajude a libertar a juventude esquecida!’. Estima-se que 121 mil peregrinos visitaram o Santuário Nacional naquele 7 de setembro de 2013.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.  

Deixe um comentário