Por Rogéria Araujo | Comunicação JSB
A Campanha Global para Desmantelar o Poder Corporativo, da qual fazem partes diversas organizações, está coletando assinaturas para o Tratado Vinculante que cria mecanismos para responsabilizar as empresas transnacionais quando estas violam os direitos humanos nos locais onde se instalam. A proposta é que as adesões sejam entregues nos dias 23 a 27 de outubro, quando acontece a reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas, em Genebra. Para assinar, basta acessar o link http://www.treatymovement.com/assine/.
Este foi um dos encaminhamentos propostos em reunião ocorrida em agosto, em São Paulo, que reuniu representantes de movimentos sociais e entidades civis organizadas da América Latina e Caribe. “Chamamos os Estados a participar ativamente nas próximas negociações do tratado internacional para assegurar a proteção dos direitos humanos das atividades das corporações transnacionais e outras empresas comerciais”, ressalta o chamado para adesões da Campanha.
De acordo com informações da Campanha é necessário reunir 2000 assinaturas de apoio de organizações de todas as partes do mundo. Por isso, é urgente fazer circular esta chamada. Afinal, todos e todas são afetados direta ou indiretamente pelas ações das transnacionais. Podem assinar sindicatos, redes, movimentos de mulheres, indígenas, estudantes, camponeses, alianças, frentes etc.
“Globalmente, as corporações estão envolvidas em operações que resultam em poluição e degradação ambiental, na apropriação de terras, no uso de mão-de-obra escrava, em ameaças ao acesso a medicamentos e serviços de saúde pública, no desrespeito às normas trabalhistas e em casos de violência contra povos e defensores de direitos humanos, entre outros. Por esses abusos, as corporações devem ser responsabilizadas”, afirma o chamado.
Para ler o chamado completo, em português, clique aqui:
http://www.treatymovement.com/declarao
Notícia sobre apoio da rede Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas
https://jubileusul.org.br/nota/4473

Deixe um comentário