A Rede Jubileu Sul/Américas, por meio da Articulação Cone Sul, divulga nota saudando o povo chileno pela nova etapa que se inicia neste 11 de março, com a posse do presidente Gabriel Boric. 

Além da importância da democracia e da ampla participação popular, a Rede ressalta a expectativa de que seja um governo que contemple todas as vozes do povo organizado e saúda especialmente a presença das mulheres que compõem os ministérios. 

Confira a íntegra da nota, também disponível para download no final do texto:

“Nós da Rede Jubileu Sul/Américas enviamos uma saudação fraterna e solidária ao povo chileno, que hoje acolhe um novo Governo. Nosso abraço e desejo de fortalecer as lutas e conquistas deste povo que, do Cone Sul, faz parte da nossa Mátria Grande.

Estamos sempre atentas e atentos a todo esse processo de luta, de organização popular, de fazer com que os povos indígenas, as mulheres e a comunidade LGBTQIA+ tenham seu lugar. Sabemos que toda a nossa esperança não está nos governos ou instâncias institucionais, mas acreditamos que devem ser mecanismos de participação ampla e popular, apostamos na democracia e na participação direta nas tomadas de decisão.

Apostamos nos espaços de escuta dos povos organizados, dos movimentos populares e sociais que saem às ruas, e não na voz daqueles que sempre tramam falsas democracias.

Acompanhamos com entusiasmo a decisão de Gabriel Boric com as principais demandas do povo ao governo. Esperamos que seja um governo participativo, que inclua todas as vozes do povo organizado.

Saber que as mulheres dominam os cargos ministeriais no governo do novo presidente do Chile é saber que este é o lugar – onde elas quiserem -, e na política é o lugar da transformação. Saudamos também a presença de gestores independentes e partidos tradicionais de esquerda e a promessa de Boric de fazer um governo que esteja com o povo.

Seguimos comprometidas e comprometidos em apoiar e articular com a população em movimento, denunciando as políticas e interferências que geram dívidas, tanto atuais quanto as dívidas históricas com os povos e à natureza, e lutando juntos para garantir os direitos dos povos. Viver em paz e dignidade, respeitando e celebrando nossa diversidade junto com os direitos da Mãe Terra.

A vida acima da dívida!

Não devemos, não pagamos!

Os povos e a natureza são os verdadeiros credores!

Rede Jubileu Sul/Américas

11 de março de 2022

Deixe um comentário