6ª SSB realiza seminário nacional e divulga carta aberta
Com o tema “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”, atividade reuniu cerca de 500 participantes de todo o país e teve como centro da pauta a apresentação da proposta metodológica inicial para dar início às mobilizações para a construção de um projeto popular para o Brasil. A Rede Jubileu Sul Brasil integra a coordenação da 6ª SSB, que segue mobilizada até 2023. Saiba mais sobre o evento e confira a íntegra da carta.

Retomada verde: COP-26 e o avanço da financeirização da natureza

O admirável mundo verde que se imagina pretende ser um pacote completo: intenciona preservar o capital natural, oferecer transporte sustentável, garantir a neutralidade climática e uma energia limpa com transição justa. Mas o fato é que no coração dessa grande transformação do capitalismo não está a distribuição de riquezas, o cancelamento das dívidas ilegítimas ou a taxação das grandes fortunas. Leia na análise do Jubileu Sul Brasil. 

Missão em Manaus denuncia graves violações de direitos humanos
Desrespeito dos órgãos públicos aos mais pobres que moram em ocupações, ausência de serviços básicos, fome, moradias precárias e milhares de pessoas ameaçadas pelo estado de perder suas casas. Esta é uma das graves denúncias de violações que a comitiva da missão apurou em Manaus (AM), entre os dias 25 e 27 de outubro de 2021. A ação foi realizada em parceria com os movimentos populares, instituições, organizações e redes nacionais em defesa do direito à moradia e à cidade.

É preciso anular a dívida e colocar a economia a serviço dos povos

Fórum internacional do Jubileu Sul/Américas debateu impactos, resistências e caminhos ao embate contra o sistema de endividamento do FMI na América Latina e Caribe.  Atividade é parte da programação da ação global contra a dívida, iniciativa integrada pelo JSA e o Jubileu Sul Brasil junto a centenas de organizações mobilizadas neste mês de outubro.

Solidariedade na Cidade Invisível: Para que pessoas invisibilizadas tenham direitos garantidos
Grito dos Excluídos Continental desenvolveu o projeto “Solidariedade na Cidade Invisível”, com foco no apoio às populações em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo durante a pandemia de Covid-19, a partir de três eixos principais: sobrevivência; proteção e recuperação dos meios de subsistência; e advocacy. Saiba mais.

Fórum de Mudanças Climáticas faz alerta sobre avanço da desertificação
Estudo aponta que os sete biomas brasileiros sofrem os efeitos do desmatamento em excesso e megaprojetos. Com a denúncia, a expectativa do FMCJS é que população se conscientize desses processos, pois efeitos estão cada vez mais sendo sentidos e necessitam de combate diário, com ações de reconstrução em territórios que já não conseguirão se recuperar sozinhos.

Tribunal Popular Internacional pauta a necessidade de Sistema de Justiça plural e que enfrente as desigualdades

José Antonio Moroni, filósofo e integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Foto: Arquivo pessoal

Avaliação de que “todo o Poder no Brasil serve para manter as desigualdades” que inspirou a Plataforma, a Articulação Justiça e Direitos Humanos e outras organizações da sociedade civil a constituírem o Tribunal Popular Internacional sobre Sistema de Justiça (TPISJ), que busca, dentre os seus objetivos principais, denunciar violações de direitos humanos cometidas pelo Sistema de Justiça brasileiro e formar/informar a sociedade sobre o funcionamento deste sistema e seus impactos na democracia.

“Se pegarmos diversas decisões do Sistema de Justiça brasileiro, ficará muito evidente os recortes racial, de gênero e de classe”. A afirmação é de José Antonio Moroni, filósofo e integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político em entrevista ao Jubileu Sul Brasil. Confira.

Comissão Pastoral da Terra e Jubileu Sul iniciam ação conjunta
Apoiar propostas alternativas em defesa dos territórios contra os impactos dos megaprojetos e gerar mobilização social sobre os impactos negativos é o objetivo da atuação conjunta.

Deixe um comentário