As atividades acontecem de 13 a 15 de outubro em Recife (PE). A formação sobre o Acordo União EuropeiaMercosul é uma iniciativa co-organizada pela FASE, Rede Jubileu Sul Brasil, Instituto Terramar, Rebrip e Frente Brasileira por uma Nova Política Energética.

Mobilizar mulheres para o fortalecimento da luta por moradia digna e estabelecer caminhos para a criação de políticas públicas que atendam às necessidades delas e da população em vulnerabilidade social, estes são objetivos da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais.

Nesse sentido, no dia 13 de outubro acontece em Recife (PE), o encontro regional com as mulheres que integram as equipes na Bahia e no Ceará. O encontro é um intercâmbio das experiências que marcam tanto a luta por moradia, quanto outros processos políticos de fortalecimento dos coletivos de mulheres nos territórios.

A programação do dia será marcada por um momento de apresentação sobre os processos de lutas históricas contra as relações do projeto capitalista de Livre Comércio e o que essa realidade tem a ver com a vida das mulheres no Brasil e na América do Sul. O momento será conduzido por Sandra Quintela, economista, educadora popular e articuladora nacional da Rede Jubileu Sul Brasil e por Francisco Vladimir, articulador da Rede Jubileu Sul Américas para o Cone Sul.

A pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco e assessora de articulação da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Raquel Ludermir, também vai levar uma abordagem sobre o direito à cidade. A programação da quinta-feira (13) será concluída com uma panfletagem nas ruas de Recife, no contexto do segundo turno das eleições e a urgência em garantir a democracia e os direitos básicos, especialmente para as mulheres que são as mais afetadas pela política de morte do atual governo Bolsonaro.

Mulheres contra os Acordos Mercosul – União Europeia/EFTA

À convite da Frente Brasileira Contra os Acordos Mercosul – União Europeia/EFTA, mulheres da Bahia e do Ceará participam nos dias 14 e 15 do Curso Regional Nordeste Contra os Acordos Mercosul – União Europeia/EFTA.

A iniciativa da Frente co-organizada pela FASE, Rede Jubileu Sul, Instituto Terramar, Rebrip e Frente Brasileira por uma Nova Política Energética vai reunir organizações e movimentos sociais para discutir e aprofundar as implicações dos Acordos na vida do povo brasileiro, especialmente para as populações pobres e excluídas e para as mulheres.

O curso será de forma presencial na sede da Fase, no Derby, Recife (PE). Entre os objetivos destacados estão:

  • Construir coletivamente conhecimentos e estratégias frente à ofensiva europeia para o fechamento do Acordo de livre comércio com o Mercosul, considerando seus impactos nos territórios e na vida das pessoas e comunidades do campo e da cidade no Brasil;
  • Neste enfrentamento, articular as propostas populares em curso para uma economia popular e feminista, que inclui o comércio justo, local e solidário entre quem luta no combate à fome e às desigualdades e na construção de alternativas para a transição energética justa.

Programação

Dia 13/10

10h – Mística de apresentação

11h – Painel: Resgate do processo de Livre Comércio e a relação com os territórios e a vida diária

Facilitação: Sandra Quintela, economista, educadora popular e articuladora nacional da Rede Jubileu Sul Brasil e por Francisco Vladimir, articulador da Rede Jubileu Sul Américas para o Cone Sul

12h30 – Almoço

14h30 – Trabalho de grupo a partir das percepções das/os participantes sobre o tema

15h – Painel: Direito a cidade

Facilitação: Raquel Ludermir, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco e assessora de articulação da ONG Habitat para a Humanidade Brasil

16h – Café da tarde

16h – Perguntas geradoras de debate

17h – Encerramento

17h30 – Saída para panfletar (opcional)

Dia 14/10

9h – Chegada

12h – Almoço

14h – Panorama atual do Acordo UE-Mercosul

Facilitação: Caroline Rodrigues (Fase) e Adhemar Mineiro via online (REBRIP)

14h30 – Conexões entre o Acordo UE-Mercosul, clima e agricultura

Facilitação: Soraia Tupinambá (Instituto Terramar), Maureen Santos (FASE/Grupo Carta de Belém), Marijane Lisboa (RBJA)

15h30 – Perguntas e respostas

Dia 15/10

9h – Impacto nas cidades, serviços e trabalho

Facilitação: Francisco Vladimir (Rede Jubileu Sul), Caroline Rodrigues (Fase), Gabriel Casnati e Representante das mulheres urbanas

9h45 – Impacto do acordo na vida das mulheres

Facilitação: Luiza Marilac (Fase), Cristiane Faustino (RBJA), Representante da agricultura familiar, Representante da Rede Jubileu Sul

10h30 – Impactos do Acordo EU-Mercosul no setor energético brasileiro

Facilitação: Joilson Costa (Frente por uma Nova Política Energética), Júlio Holanda (RBJA), Soraya Tupinambá (Instituto Terramar)

11h00 – Perguntas e respostas

As atividades dos dias 14 e 15 contam com apoio de MISEREOR e HEKS. O encontro da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais tem apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário