Oficinas também abordaram os papeis e funções de cada poder da República e ainda a identificação e combate às notícias falsas

Por Patrícia Cabral, especial para o Jubileu Sul Brasil*

Vendo a necessidade de proporcionar mais conhecimento sobre a instrumentalização do governo, a Ação “Mulheres pela reparação das dívidas sociais” Manaus realizou, nos dias 21 e 22 de outubro, uma formação sobre políticas públicas e orçamento público para as mulheres das comunidades Alcir Matos, Coliseu (1, 2 e 3) e Nova Vida.

A atividade foi uma roda de conversa com as mulheres moradoras por meio de troca conhecimentos sobre a atual realidade dos serviços públicos no Brasil e especialmente na cidade de Manaus. Outros temas também foram abordados, como o orçamento público, a importância dos eleitores, da população fazer a fiscalização do processo de planejamento e execução do orçamento público, a questão das fake news e como identificar e combater.

A articuladora Marcela Vieira destacou a importância de instruir as mulheres sobre a função de cada poder da República e pôde identificar que muitas não sabem o papel de cada função pública.

“Falamos com elas como funciona o orçamento público e foi uma surpresa para elas saber como funciona o processo. Elas imaginavam que os deputados e vereadores eram quem executava as obras de infraestruturas. Por isso é muito importante essas formações, para que elas saibam como, quando e de quem cobrar políticas públicas”, disse Marcela.

Para Maria Estefani, assessora jurídica da ação, a formação possibilitou o entendimento do papel de cada função pública e principalmente sobre como as fakes news atrapalham a vida das pessoas com mentiras que são apresentadas à população.

“Apresentamos nas oficinas as estruturas dos poderes do Estado, o poder Judiciário, o poder Legislativo e Executivo, qual a função de cada um desses poderes e a função dos cargos eletivos, sobretudo os cargos que passaram pelo processo de eleição atual, o de governador e de presidente da República, os deputados federais, estaduais e senadores”, falou Estefani.

Kelly Barbosa dos Santos, da assessoria em sistematização, destacou a importância de falar sobre o orçamento público, e entender como o governo trabalha a divisão dos gastos anualmente: “Fizemos algumas tabelas orçamentárias e trabalhamos com elas a partir do orçamento doméstico, para que entendessem melhor e importância delas acompanharam as projeções que são apresentadas nos jornais e nos sites do governo seja municipal, estadual e federal”, afirmou.

Thais, morada da comunidade Coliseu 3, sugeriu que a juventude possa ter a possibilidade de receber cursos de capacitação, cursos profissionalizantes e formações como essas para ajudá-los para o mercado de trabalho, assim como foi solicitado pelas mulheres outras formações como planejamento familiar, retomada ao mercado de trabalho e a continuidade da formação política.

Roda de conversa formativa numa das comunidades da ação em Manaus. Foto: Patrícia Cabral/Jubileu Sul Brasil

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais ocorrem numa parceria entre o Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP), com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As atividades também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

*Com edição do Jubileu Sul Brasil

Deixe um comentário