O Jubileu Sul Américas promove o projeto Protagonismo da sociedade civil nas políticas macroeconômicas, que busca promover espaços de debate, ação e voz da sociedade civil. Assim, visa ampliar a incidência das organizações nos espaços públicos para avançar rumo ao cumprimento de direitos garantidos aos povos, construindo um mundo mais sustentável, ético, inclusivo e participativo.

A iniciativa, que se realizará até dezembro de 2020, envolve organizações dos 10 países que integram a rede Jubileu Sul Américas – Brasil, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico. 

Esta ação dialoga com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criada em 2015 pelas Nações Unidas com um conjunto de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados mundialmente até o ano de 2030.

Destes, 10 objetivos estão no escopo de ações das organizações da rede para o projeto, entre os quais: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, paz, justiça e instituições eficazes.

Deixe um comentário