Em resposta à situação de crise humanitária que atinge a população da Venezuela, a Cáritas Internacional, a partir da solicitação da Cáritas Brasileira, lançou o Apelo de Emergência (EA) para ajuda imediata aos migrantes e refugiados venezuelanos que estão chegando ao Brasil e neste momento, passam por todo tipo de necessidade. O diretor executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio da Silva Mandela, destaca o caráter humanitário e cristão dessa iniciativa solidária, “o apelo de solidariedade é que todos os membros da confederação das Cáritas Nacionais, Cáritas Diocesanas, Cáritas Paroquiais, todas as pessoas de boa fé e de bom coração possam contribuir com o trabalho de acolhimento que a Cáritas e a Igreja do Brasil têm desenvolvido no decorrer dos últimos meses diante da crise humanitária que tem trazido uma grande leva de irmãos, irmãs venezuelanos/as para o Brasil”.
A maior parte se encontra em cidades dos estados de Roraima e Amazonas. De 2015 a 2018 o Brasil já recebeu entre 40 e 100 mil migrantes e refugiados venezuelanos, segundo o Comitê Federal de Assistência Emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. Isso representa 20% da população de Roraima.
A assessora nacional da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos enfatiza que é preciso garantir espaços de acolhida humanizada, “ouvindo, escutando os clamores, tanto da Igreja local como das pessoas, é urgente e necessário que a Igreja, de uma forma geral, possa incidir no sentido de garantir que seja humanizada essa situação dos venezuelanos”.
Para atender as necessidades emergenciais dos migrantes venezuelanos a Igreja no Brasil está se mobilizado em diversas frentes, desde a organização de doações e preparo de alimentos até a gestão de abrigos, e encaminhamentos para assistência médica, médica e jurídica. Para contribuir com este Apelo de Emergência, a Cáritas disponibiliza a conta para a contribuição.
Sua doação vai contribuir para que a Diocese de Roraima e a Arquidiocese de Manaus possam ajudar 21.030 migrantes e refugiados, o projeto em execução prevê que 8 mil pessoas serão beneficiadas com alimentação; 9 mil e 400 pessoas com água e itens de higiene; 80 pessoas com realocação; 350 pessoas com assistência em saúde; 3 mil pessoas com atendimento jurídico e psicológico; 200 pessoas com a incidência política. O investimento total necessário para essas ações terá o valor de R$ 2.634.758,00. Com a doação de cada um/a, chegaremos lá!
Por Jucelene Rocha e Osnilda Lima
Foto Felipe Lorozza   

Deixe um comentário