Por Ivo Poletto | Fórum MCJS
Comecemos com uma boa notícia: está em andamento a solarização de 12 paróquias da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. É isso mesmo, mais paróquias tomam a decisão de produzir a energia que precisam por meio de painéis fotovoltaicos, e isso, com certeza, vai despertar muitas comunidades e famílias a seguirem o bom exemplo. E o farão ainda mais com o trabalho de motivação, já que a nossa relação com o sol pode e deve fazer parte do trabalho de evangelização.
Primeiro porque a vida está diretamente ligada ao sol, e ele nos lembra a luz de Deus que ilumina os caminhos que devemos seguir. Pelo Evangelho de São Lucas sabemos que Zacarias, o pai de João Batista, saudou Jesus como o sol que vem do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sobra da morte. (Lc 2, 78-79)
Em segundo lugar, é parte de evangelização a geração da consciência de que os seres humanos não podem agredir a natureza porque isso provoca o aquecimento da temperatura da Terra e fortes mudanças climáticas. Nosso amor a Deus é comprovado pelo amor aos irmãos e irmãs, e de modo especial em favor das pessoas que sofrem por causa da fome e da marginalização provocadas por relações injustas, e pelo amor à vida existente na natureza, que nos foi dada com amor gratuito por Deus.
Nosso querido Brasil está precisando muito da luz que vem de Deus. Afinal, por mais que governantes falem o nome de Deus a toda hora, o que estão fazendo certamente não agrada e até ofende a Ele. As medidas anunciadas até agora são agressões aos direitos já reconhecidos pela Constituição, seja em relação aos territórios dos povos indígenas e quilombolas, ameaçados pela cobiça de grileiros e senhores do agronegócio e da mineração, seja em relação à aposentadoria dos que trabalharam duro toda a vida, ameaçada pela proposta de privatização, seja em relação à paz entre as pessoas, ameaçada ainda mais pela liberação da posse armas, seja em relação à educação, ameaçada pela militarização e pela proibição da construção livre de conhecimentos.
Não podemos esquecer que é pecaminoso usar o nome de Deus em vão, e pior ainda é usar seu nome para fazer o que é contra sua vontade. Que a luz do sol que vem do alto ilumine os que andam nas trevas e na sombra da morte!
 

Deixe um comentário