Organizações convocam para Conferência Internacional sobre Soberania Financeira

Conferência Internacional “Soberania Financeira: Dívida, Exploração e Resistências” se realiza na capital paulista, de 23 a 25 de outubro, reunindo organizações, ativistas, acadêmicos, movimentos sociais e comunidades afetadas na América Latina e Caribe com o objetivo de produzir conhecimento crítico sobre as formas e consequências do endividamento e da financeirização como ferramentas de pilhagem e domínio.

Também visa refletir sobre os direitos dos povos e da natureza, e sobre a construção de alternativas urgentes de soberania e defesa dos territórios. As inscrições estão abertas, preenchendo o formulário. Saiba mais e participe!

Jubileu Sul Brasil lança publicação sobre cartografia social

A Rede Jubileu Sul Brasil lança a publicação “Cartografia social: ferramenta de transformação social”. Partindo dos princípios da educação popular, a cartografia social é uma metodologia que permite levantar problemas e também construir soluções coletivamente, engajando prioritariamente  as pessoas que vivem nos territórios e comunidades, sobretudo as mulheres.  

A proposta dessa metodologia  é trazer o resultado da observação e análise da realidade, identificando ausências, pertencimentos, necessidades e possibilidades a curto, médio e longo prazos. Trazer a cartografia para o  contexto social e popular possibilita a visão do bairro, comunidade ou território a partir do olhar de cada pessoa, considerando as relações que se estabelecem nele, sejam elas políticas, culturais, comerciais, religiosas, sociais ou subjetivas.

Dívida Pública: Vamos falar sobre isso e mudar a nossa história?

Cartaz-mural traz informações a respeito do percurso histórico e político da dívida pública brasileira e quer ser uma provocação para estimular a reflexão sobre o tema sempre tão restrito a economistas e noticiários, mas que precisa ganhar todos os espaços de articulação popular.

Entre os temas abordados estão a questão da dívida financeira composta pela dívida pública interna e externa, as dívidas sociais que se apresentam concretamente na ausência ou insuficiência de recursos e políticas públicas em saúde, educação, reforma agrária, moradia, programas de alimentação, segurança pública de qualidade, entre outras deficiências do Estado.

Baixe o arquivo em PDF para impressão. O conteúdo é composto por duas partes, que podem ser impressos em frente e verso, além de três modelos de adesivos também disponíveis para impressão, complementando o material.

Seminário internacional debate tributação e desigualdades

“Foi relevante ouvir entidades que há tempos já fazem esta luta, que já têm propostas encaminhadas, ver alguns estudos da academia que trazem questões para ajudar a pensar em uma reforma que reduza as desigualdades”, avalia a economista Dirlene Marques, que participou do Seminário “Tributação e Desigualdades no Sul Global: Diálogos sobre Justiça Fiscal” representando o Jubileu Sul Brasil. Leia mais.

Frente Brasileira Conta o Acordo UE-Mercosul divulga Carta Aberta da Sociedade Civil do Cone Sul aos Governantes

Neste momento em que o Brasil, enquanto presidência protempore do Mercosul, formula uma resposta à carta adicional da União Europeia com uma possível contraproposta do bloco sul-americano, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil brasileira, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai reiteram sua oposição contrária à conclusão do Acordo UE-Mercosul. O documento também exige a garantia da transparência e informação sobre as negociações. Confira a íntegra.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário