Mesmo diante do cenário pandêmico, a Rede Jubileu Sul seguiu ativa na luta pela reparação das dívidas histórica, social e financeira, que afetam a vida dos povos e da mãe Terra.
2021 foi um ano de grandes incertezas, mudanças e adaptações. Diante desse cenário, a Rede Jubileu Sul Brasil priorizou quatro eixos – dívida, mulheres, 6ª Semana Social Brasileira e articulações – para garantir o fortalecimento de sua atuação, promovendo diversas iniciativas mesmo em meio à pandemia da Covid-19.
Na luta pela anulação e cancelamento das dívidas financeiras e ilegítimas que exploram os povos e a natureza no Sul global, a rede Jubileu Sul Brasil realizou campanhas, cursos, seminários, mobilizações e muitas iniciativas nos territórios, em conjunto com o Jubileu Sul/Américas e outras entidades parceiras.
O vídeo retrospectiva relembra um pouco de tudo que aconteceu neste ano marcado pela volta da fome no Brasil, crise sanitária, colapso na saúde pública, inflação alta, desemprego e retrocessos no campo das políticas sociais.
Defesa de direitos
Mesmo diante desse cenário, a Rede Jubileu Sul seguiu ativa na luta contra toda forma de retrocessos e fortalecendo a defesa de direitos. Na Campanha A vida Acima da Dívida, o Jubileu buscou fortalecer coletivamente a luta pela anulação total da dívida financeira nos países da América Latina e Caribe, divulgar as consequências do pagamento da dívida no atual cenário de crise social, sanitária e ambiental, e o embate por reparação das dívidas financeira, social e histórica. Somos nós, os povos, os verdadeiros credores!
A campanha atingiu mais de 550 mil pessoas, mais de 150 mil somente no Brasil, com ações nas redes sociais, ciclo de debates, e uma série de vídeos para entender a dívida pública.
Com atividades em cinco países da América Latina e Caribe, a campanha Defesa de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos e da Natureza tem ações de solidariedade e apoio, além de mobilização e denúncia contra violações de direitos.
Com debates, cartilha, série de vídeos, reportagens e entrevistas, a Campanha por Justiça Socioecológica destacou que é preciso garantir os direitos da natureza para termos justiça social e ambiental porque tudo está interligado. A Rede propõe que haja amplo respeito à igual dignidade de todos os seres da Terra, com valorização da ancestralidade e de culturas milenares.
Parcerias e articulações
Mesmo no cenário pandêmico, a Rede Jubileu Sul Brasil continuou promovendo ações de defesa dos direitos sociais das mulheres, com campanhas direcionadas a grupos e comunidades, liderando diversas iniciativas, como a execução de ações territoriais, organização de momentos formativos, e de encontros para partilha de experiências e saberes. Seguiu promovendo encontros de forma virtual ou hibrida, fortalecendo as ações, reunindo as lideranças, mobilizando as campanhas e promovendo momentos formativos.
Firmou mais um ano de parceria com a Semana Social Brasileira, que em 2021 seguiu mobilizada com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”
As Semanas Sociais Brasileiras (SSB) são uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. É realizada de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas, movimentos populares, associações, sindicatos e entidades de ensino, na pluralidade cultural, religiosa e étnica do Brasil. Juntas articulamos as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas, em vista de um projeto popular: O Brasil que queremos, o Bem Viver dos Povos. Essa construção democrática segue em 2022!
Em caminhada
O Jubileu Sul Brasil é uma rede com 22 anos de caminhada construindo resistências a partir e desde os povos, territórios, coletivos, organizações e movimentos populares, na defesa dos direitos humanos, sociais e da natureza.
E em 2022 não será diferente: a Rede seguirá atuando, resistindo e enfrentando os desafios, unidas e unidos ao Jubileu Sul/Américas, às organizações membro e movimentos parceiros, contribuindo para a descolonização do conhecimento e da informação, formando um mundo mais justo, igualitário e sem o endividamento dos povos.
As iniciativas do Jubileu Sul Brasil que integram a ação “Fortalecimento da Rede Jubileu do Sul/Américas na conquista do desenvolvimento e soberania dos povos da América Latina e do Caribe” tem como objetivo fortalecer a articulação das organizações membro em rede regional, frente às lutas territoriais relacionadas ao desenvolvimento sustentável e aos direitos humanos. As ações contam com cofinanciamento da União Europeia.