A cada episódio, a série apresenta histórias de vida e aborda aspectos importantes sobre as dívidas sociais e como o sistema da dívida pública retira direitos fundamentais, como moradia, alimentação, trabalho e renda, especialmente das mulheres.

Imagem: Episódio “Um novo amanhã”, com participação de Zoé, vice-presidenta da cooperativa Vida Nova, em Porto Alegre.

Por redação | Jubileu Sul Brasil

A série terá sete episódios, com participação de mulheres das cidades onde acontecem as iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais: Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, sob a perspectiva do protagonismo feminino.

Os episódios também vão contar com a participação de lideranças que atuam, pesquisam e acompanham de perto a questão da luta por moradia no Brasil e como as mulheres são as principais afetadas pelo déficit habitacional. Temas como a resistência na crise agravada com os retrocessos dos últimos quatro anos, no campo das políticas públicas, a criatividade como forma de garantir soberania alimentar, a arte e a cultura popular como possibilidade para geração de renda, o fortalecimento da empatia e sororidade para garantir a organização das mulheres na busca de direitos, com destaque para o direito de morar em um lugar digno, seguro e acessível, a partir da perspectiva do direito à cidade.

A série será veiculada toda quinta-feira, a partir do dia 8 de dezembro. Os episódios poderão ser vistos no canal do YouTube do Jubileu Sul Brasil.

Ao longo de 2022, a Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais mobilizou mulheres em sete estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As iniciativas visam apoiar as mulheres em suas lutas territoriais e fortalecer a organização para ações de incidência política contra os despejos, pela regularização fundiária e também contra as violências que as mulheres sofrem nessa trajetória.

Imagem: Episódio “Ocupamos o que é nosso por direito”, com participação de Helen, mobilizadora na comunidade Nova Vida, em Manaus

Encontros de formação alimentaram a esperança e proporcionaram espaços de fala das mulheres e possibilitaram denúncias das violações do direito à moradia e à cidade. Em 2023 estas iniciativas terão continuidade nos sete estados.

A série de vídeos reflete as experiências vividas e reúne mulheres que lutam em defesa da vida digna, experimentam as realidades de sofrimento e esperança em suas comunidades e abrem caminho para novos horizontes e conquistas.

Produção: Jubileu Sul Brasil
Roteiro, direção e edição: Maythê Coelho
Imagens e som: Isabela Alves e Maythê Coelho
Realização: Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Central de Movimentos Populares

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta série é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário