Por Redação – Jubileu Sul Brasil
De 14 até 30 de outubro, ocorrem as Jornadas Globais por Justiça e Anulação da Dívida, mobilização internacional que engaja centenas de organizações de todos os continentes na luta frente ao sistema de endividamento que explora os povos e a natureza. A ação acontece no mesmo período em que ocorre a Reunião Anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre os dias 11 e 17 deste mês.
O Jubileu Sul/Américas e o Jubileu Sul Brasil integram a ação global e convidam a participar da programação de atividades. Neste ano, o embate traz para o centro da pauta o endividamento no pós-pandemia e a justiça climática.
Até 11 de outubro é possível apoiar a declaração “Não há justiça climática sem Anulação da Dívida!”, assinando a petição global disponível clicando aqui.
No dia 14 de outubro tem o seminário internacional É justo pagar a dívida externa depois da crise evidenciada pela pandemia? (saiba mais). Entre os participantes confirmados está o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, num encontro que visa discutir a crise global e provocar os governos a buscar soluções para o problema do endividamento que coloca em risco a sobrevivência das populações mais empobrecidas.
Confira a programação detalhada, participe fazendo sua inscrição para acompanhar com tradução simultânea pelo Zoom ou assista ao vivo na página do Jubileu Sul Brasil.
Não ao FMI é tema de outro fórum virtual no dia 15, também com transmissão ao vivo na página do Jubileu Sul/Américas. A programação segue no dia 16 com ação digital, tuitaços, seminários virtuais, atos públicos e, no dia 29, um “rally concerto internacional” contra a dívida, com música, poesias e vídeos com testemunhos, a partir das 7h30 (horário de Brasília).
Ainda como parte da mobilização, a articulação do Jubileu Sul Brasil no Cone Sul realiza nos dias 21, 28/10 e 4/11 a Jornada Dívida e Direitos Humanos: há novas estratégias e horizontes?, ciclo que pode ser acompanhado pelas redes e na plataforma Zoom.
Confira o cronograma de atividades*
*Programação sujeita a alterações