Com painelistas nacionais e internacionais, 4º encontro sobre o G20 aborda colonialismo, escravidão e genocídio no Sul Global
Por Redação – Jubileu Sul Brasil
Neste dia 29 de outubro (terça-feira), o ciclo de debates “A Cúpula dos Povos: de pé frente ao G20” realizará seu 4º encontro virtual, com o tema “Justiça e reparação: colonialismo, escravidão, genocídio”, a partir das 18h30 (horário de Brasília). Para participar via Zoom, com tradução simultânea (português/espanhol) é necessária inscrição prévia clicando aqui. O ciclo também é transmitido ao vivo pelo canal Tarima Digital e na página do Jubileu Sul Brasil.
Os painelistas convidados são professora Vanda Pinedo, militante do Movimento Negro Unificado MNU/SC e membro, entre outros, do Fórum das Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região, e o líder popular haitiano Camille Chalmers, da Plataforma para o Desenvolvimento Alternativo do Haiti (PAPDA). O debate tem moderação da pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (Brasil), Adriane Lima, do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).
O ciclo tem como objetivo busca aprofundar o debate e enfatizar a perspectiva dos povos do Sul global sobre os temas que estão na agenda da Cúpula de Líderes do G20 (combate à pobreza, crise climática, dívida, desenvolvimento sustentável, governação global e soberania), que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
O ciclo teve início em julho e segue até novembro. O 5º e último encontro é no próximo dia 26/11, fazendo um balanço do conjunto dos debates.
Saiba mais sobre os debates anteriores:
Troca de dívida por natureza? O que é e como afeta os povos do Sul global
Falsas soluções: transição energética “é uma fábula”
Não se resolve crise ambiental e fome “com golpistas, bancos e rentistas”
Cúpula do G20: trazer a perspectiva dos povos é o desafio
O que está em jogo no G20?
A Cúpula do G20 vai reunir, entre outros, chefes de Estado e de governo dos países do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20). Em contraponto, organizações da sociedade civil, redes e movimentos populares estão organizando a Cúpula dos Povos Frente ao G20, uma atividade autônoma e independente, paralelamente ao programa oficial da Cúpula do G20.
O coletivo internacional de entidades que articulam a mobilização quer disputar a agenda e promover um debate crítico na Cúpula do G20, buscando construir alternativas para enfrentar os desafios da atualidade.
Além de apontar as contradições do G20 e sua parcela de responsabilidade na produção da desigualdade social e econômica no planeta, questões como a urgência de novas abordagens às questões ambientais também são bandeiras para organizações e movimentos populares; a luta antirracista; e a solidariedade internacional, como é o caso do povo palestino e da situação na Faixa de Gaza.
Ciclo “A Cúpula dos Povos: diante do G20”
4º debate: Justiça e reparação: colonialismo, escravidão, genocídio
Dia: 29 de outubro de 2024 (terça-feira)
Horário: 18h30 (horário de Brasília
Para assistir vi Zoom com tradução simultânea, inscreva-se: https://bit.ly/CicloG20Debate4
Transmissão ao vivo: canal da Tarima Digital e na página do Jubileu Sul Brasil.