Organizações apresentam situação de famílias em São José dos Campos (SP) atingidas por projeto do BID

Por Rogéria Araújo | Comunicação Jubileu Sul Brasil

A rede Jubileu Sul Brasil, Associação de Favela de São José dos Campos e o Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos estiveram semana passada em reunião com a organização Conectas Direitos Humanos, em São Paulo, para apresentar a situação de violações ocorridas com as remoções de 420 famílias das comunidades Nova Itatetuba, Detroite e Caparaó para o Jardim São José II.

Essas três comunidades foram removidas com a promessa de infraestrutura (escola, educação, transporte, emprego…) em acordo firmado, há 13 anos, entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por conta do Programa Habitar http://www.iadb.org/pt/mici/complaint-detail-2014,1804.html?id=BR-MICI004-2011) que originalmente tinha como objetivo a reestruturação urbana.

À época da remoção, quando as famílias aceitaram assinar o termo de remoção com a promessa de melhores condições de vida, ao chegarem ao local se depararam com a situação precária desde falta de saneamento, iluminação e poucos equipamentos públicos. Com o passar do tempo a situação só piorou, levando inclusive em consideração o aumento da população na área.

Com o passar dos anos, a situação não melhorou. Agora, as organizações estão cobrando reparações por parte da Prefeitura de São José dos Campos e do BID, acionando entidades e organizações que possam auxiliar neste processo. Como encaminhamento desta reunião na sede do Conectas foram tirados os seguintes encaminhamentos: oficializar um documento para solicitar informações ao Banco sobre a situação atual das famílias e uma visita in loco para conhecer a realidade da região afetada, agendada para o próximo dia 24 de outubro.

A rede Jubileu Sul Brasil está realizando, junto às organizações do local, o projeto Articulação dos Sujeitos no Território, onde este tema da habitação/moradia é central para as famílias que estão sofrendo com as consequências do acordo.

  1. ¡Qué importante! En marzo 2018, el BID realizará su Reuníon Anual aquí en Argentina, en la ciudad de Mendoza. Veamos como visibilizar la situación y los reclamos, fortaleciendo la organización local!.

Fechado para comentários.

A seguir

Pesquisa realizada por jovens de Santa Cruz e Piquiá encontra níveis de poluição acima do que recomenda a OMS

Pesquisa realizada por jovens de Santa Cruz e Piquiá encontra níveis de poluição acima do que recomenda a OMS