Padre Lino, a Rede Jubileu Sul Brasil está contigo!
A Rede Jubileu Sul Brasil está solidária ao padre Lino Allegri, de Fortaleza, no Ceará, que no último dia 4 de julho, após o fim da celebração da missa foi hostilizado por um grupo de fiéis – fascistas religiosos, apoiadores de Bolsonaro.
No domingo, 18 de julho, membros da Rede Jubileu Sul Brasil estiveram presentes na missa realizada pela comunidade Trilha do Senhor, prestando apoio e solidariedade ao padre Lino.
Lino está sempre ao lado dos que lutam, participou ativamente do plebiscito popular nacional sobre Dívida Externa, do plebiscito popular sobre a ALCA e da Assembleia Popular: O Brasil que Queremos. Coordenou as pastorais sociais da Arquidiocese no estado do Ceará e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos. Padre Lino foi diretor da Agência Anote – Agência de Notícias Esperança. Atualmente é membro da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza (CE).
Os fatos
Em sua homilia, na missa presidida na Paróquia da Paz, na Arquidiocese de Fortaleza (CE), o sacerdote criticou o presidente Jair Bolsonaro pela forma como o Governo Federal vem se portando durante a pandemia da Covid-19, em que mais de 530 mil brasileiros/as foram mortos em virtude da doença. Oito pessoas entraram na sacristia sem autorização e o repreenderam pelos comentários, de forma agressiva e em tom de ameaça.
Padre Lino, junto com os ministros da eucaristia presentes na hora da invasão à sacristia, nos relatou que o grupo entrou “aos gritos e alterados”, chegando a mandar o padre “voltar para a Itália”, pois não precisavam dele aqui. Lino é italiano, tem cidadania brasileira, está no país desde 1970 quando veio para ser missionário no interior da Paraíba, Bahia e Goiás. Lino foi pároco nos bairros Genibaú e Tancredo Neves e na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará.
Colocamo-nos à disposição para colaborar nos atos antifascistas que estão sendo programados pelas pastorais sociais e movimentos populares de Fortaleza.
Rede Jubileu Sul Brasil
Fortaleza, 21 de julho de 2021