Redação da Rede Jubileu Sul
Membros da Rede Jubileu Sul, lideranças de movimentos e pastorais sociais, organizações, coletivos e entidades de mais de 15 estados e cinco países da América Latina, estiveram no Congresso Nacional, na última quinta-feira, 29, em uma ação junto aos deputados federais contra a PEC 06/2019. Na ocasião, entregaram um manifesto, que segue abaixo na íntegra, apresentando repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, apresentada pelo governo federal.

Confira a carta na íntegra.
“Não à destruição da Previdência Social!”
Nós, membros da Rede Jubileu Sul, lideranças de movimentos e pastorais sociais, organizações, coletivos e entidades de mais de 15 estados e cinco países da América Latina, reunidos durante o seminário “Desmonte da Previdência Social no Brasil: a quem interessa?”, de 27 a 29 de maio, em Brasília (DF), manifestamos nossa preocupação diante da devastação que acometerá a sociedade brasileira caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, apresentada pelo governo federal, seja aprovada.
A DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO da matéria previdenciária prevista pela PEC expõe o desejo desse governo, despreparado, a serviço e manipulado pelo mercado financeiro, de fazer do Brasil um experimento neoliberal, que poderá devastar a vida de homens e mulheres, especialmente a vida dos mais pobres das periferias e do campo. As mulheres, em especial as mulheres negras, que estão na base da informalidade ou do mercado de trabalho, são as que mais sofrerão com essas mudanças, que exigirão maior tempo de contribuição sem considerar os cuidados domésticos e maternos que são imprescindíveis na sociedade. As trabalhadoras e os trabalhadores rurais, indígenas, extrativistas, pescadores, quilombolas e outras comunidades tradicionais serão, caso seja aprovado esse desmonte, explorados em sua dignidade e identidade cultural.
A aplicação do sistema de capitalização, além de liquidar o princípio de solidariedade, base da seguridade social brasileira, ampliará a exploração da trabalhadora e do trabalhador, que colocarão nas mãos dos bancos e instituições financeiras o pouco daquilo que conseguir poupar ao longo de sua vida laboral, se conseguir, tendo em vista o alto grau de informalidade presente no país. O trabalhador e a trabalhadora, terão, ainda, de conviver com os riscos inerentes ao sistema financeiro.
A experiência de capitalização no Chile desnuda resultados de empobrecimento e adoecimento emocional de sua população mais pobre e deve nos servir de alerta. Considerando os dados oficiais do Chile, metade daqueles que se aposentaram no atual sistema de capitalização individual não conseguiram financiar uma pensão superior a 20% de sua última renda.
Estamos convictas e convictos de que essa contrarreforma impactará, negativamente, a economia da grande maioria dos municípios brasileiros que são dinamizados pela aposentadoria e pelos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Alertamos também que tais consequências em nossos municípios serão lembradas em momento eleitoral e estaremos atentos e atentas ao seu apoio à nossa luta ou à sua conivência criminosa diante dessa proposta que deixará marcas irreparáveis na sociedade brasileira do presente e das futuras gerações.
Por isso, conclamamos que todas(os) as(os) parlamentares se posicionem votando NÃO à PEC 06/2019.
Brasília, 29 de maio de 2019.
 
ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
Associação de Favelas de São José dos Campos
Campo Unitário
Cáritas Brasileira
Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular
Coletivo Popular Direito à Cidade
Comissão Pastoral da Terra
Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Conselho Pastoral dos Pescadores
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC
Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE
Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social
Frente Social Ambiental Ampla
Fórum Sindical, Popular e da Juventude de Lutas por Direitos e Liberdades Democráticas
Grito dos Excluídos Continental
Grito dos Excluídos Nacional
Instituto PACS
Instituto PanAmericano do Ambiente e Sustentabilidade (IPAN)
MISEREOR
Movimento Camponês Popular – MCP
Movimento de Mulheres Camponesas – MMC
Movimento dos Conselhos Populares – MCP
Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo – MTC
Pastorais Sociais – CNBB
Pastoral Operária Nacional
Programa Direitos Sociais, Saúde e Seguridade Social
Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/MG
Rede Jubileu Sul/Américas
Rede Jubileu Sul Brasil
Serviço Pastoral dos Migrantes
SINASEFE – CE, ES, MG, PA
Sindicato dos Metroviários do RS
Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social no Estado de Alagoas
SITRAEMG
Via Campesina
 

Deixe um comentário