Por Karla Maria | Rede Jubileu Sul Brasil

Ato no Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo | Foto Karla Maria

Gente jovem com cara pintada, camisetas com adesivos e frases bordadas com o lema: #Elenão dividiam espaço, neste sábado (29), com a velha guarda no Largo da Batata, em Pinheiros. Com crianças sobre os ombros, mães amamentando e instrumentos agitados pelo ar, as pessoas trocavam sorrisos e cantos de esperança contra o candidato líder nas pesquisas à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL).

A uma semana das eleições, a manifestação foi organizada por mulheres de todo o país contra a intolerância, o ódio, o racismo e o autoritarismo do candidato que recebeu alta hospitalar, também neste sábado. As criadoras da página no facebook responsáveis pela criação do evento revelaram que a ideia surgiu de forma espontânea e foi sendo construída por ativistas, militantes políticas que apoiam candidatos e candidatas e que assumem suas posturas políticas com respeito.
Durante a manifestação, a música “Bella ciao”, símbolo da Resistência na Itália contra o fascismo e popularizada recentemente pela série “La Casa de Papel”, ganhou uma versão contra o candidato à Presidência da República pelo PSL. “Uma manhã, eu acordei, e ecoava ‘ele não’, ‘ele não, não, não’; uma manhã, eu acordei e lutei contra o opressor […] Somos mulheres, a resistência, de um Brasil sem fascismo e sem horror; vamos à luta para derrotar o ódio e pregar o amor; vamos a luta para derrotar o ódio e pregar o amor”, dizem alguns trechos da canção.

A Rede Jubileu Sul Brasil participou dos atos pelo país engrossando as fileiras de mulheres e suas famílias em defesa da democracia e contra a onda de intolerância que vem assolando o país e violando os direitos humanos. No facebook da Rede Jubileu estão disponíveis fotos do ato, confira! #Elenão

Deixe um comentário