Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

O endividamento do Estado não está relacionado com gastar mal ou arrecadar pouco. Na verdade, historicamente, o endividamento é um dos principais motores de funcionamento do capitalismo no mundo. Para tratar do tema, Dirlene Marques e Francisco Carneiro de Filippo, economistas da Rede Jubileu Sul, elaboraram o vídeo Introdução ao sistema da dívida.

Recorrendo à história para desvendar “verdades imutáveis” propagadas cotidianamente e fazendo uma releitura de fatos, o objetivo é mostrar didaticamente como se deu o processo de espoliação dos países do sul global pelos países centrais.

Aponta ainda como o mecanismo de manutenção de dependência e reprodução do capital transforma as nações periféricas de credoras a devedoras, abordando temas como exploração, espoliação e divisão internacional do trabalho a partir de Karl Marx. 

O material foi elaborado pelos economistas para aula virtual de um curso de formação em Angola, como parte do programa Justiça Econômica e Social realizado pela Iniciativa de Sociedade Aberta para a África Austral (na sigla em inglês OSISA – Open Society Initiative for Southern Africa). O programa visa promover o debate sobre questões socioeconômicas tendo os direitos humanos como referência e numa abordagem de direitos indivisíveis e inalienáveis na região da África Austral.

Confira abaixo vídeo e o arquivo com a apresentação da aula.

Deixe um comentário