Redação – Jubileu Sul Brasil
O Jubileu Sul/Américas e o Jubileu Sul Brasil dão continuidade aos cursos em torno dos temas fundamentais da Rede com o Módulo 3 – Formação de Multiplicadores, que começa em 10 de junho e vai até 8 de julho, com encontros semanais às quintas-feiras, das 17h às 20h, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea e certificado.
Direitos Humanos e Comunicação Estratégicas são os eixos centrais da formação, que é voltada às organizações membro, além dos movimentos sociais e populares parceiros da Rede Jubileu Sul.
O curso visa fortalecer capacidades para multiplicar as pautas prioritárias do Jubileu Sul/Américas e para articulação em rede. Visa ainda ampliar conhecimentos e trocar experiências entre os participantes dos diferentes países da América Latina, Mesoamérica e Caribe.
A formação tem como perspectiva as resistências das lutas territoriais, com as mulheres, jovens, migrantes, população negra, comunidades tradicionais/garífunas e populações indígenas como atores centrais para a abordagem dos Direitos Humanos. Por isso, o curso traz uma releitura e atualização feminista, anti-patriarcal, comunitária e antirracista dos Direitos Humanos, em contraponto à visão histórica convencional.
Quanto à Comunicação Estratégica, o objetivo é fortalecer a autonomia tecnológica com ferramentas teóricas e práticas para melhor utilizar os instrumentos de comunicação disponíveis.
Visa ainda à formação política e técnica na gestão desses instrumentos, com descolonização do conhecimento e da informação, e a valorização dos saberes construídos nas comunidades, desconstruindo o modelo comunicacional hegemônico destruidor de culturas, saberes, povos, corpos e territórios.
As inscrições estão abertas até 4 de junho, preenchendo o formulário. O curso tem um total de 55 horas distribuídas em cinco aulas. O certificado será emitido aos que participarem em ao menos quatro aulas. Confira a programação:
Unidade I – Direitos Humanos
10 de junho: Aula 1 – O que são Direitos Humanos
– As diferentes dimensões dos direitos humanos (filosófica, jurídica, social e econômica, política, psicológica, antropológica e ambiental)
– Dimensão internacional dos direitos humanos, direitos humanos e democracia
– O resgate da memória como legado de uma concepção libertária de direitos humanos
17 de junho: Aula 2 – Cultura, valores e costumes na concepção dos Direitos Humanos
– Olympe de Gouges e a tentativa dos historiadores de retirar as mulheres do cenário político. A “Declaração dos Direitos da Mulher e do Cidadão” – um desafio à imposição da autoridade masculina
– Os direitos humanos das mulheres e seu papel na construção do desenvolvimento.
– Resistência nos territórios em defesa dos direitos humanos
– Direitos Humanos na Política de Desenvolvimento; violações de direitos humanos como parte das condições da lógica econômica
Unidade II – Comunicação estratégica
24 de junho: Aula 3 – O papel da comunicação
– Ferramentas teóricas e práticas para a crítica da economia política da comunicação
– A hegemonia comunicacional da grande mídia e como romper com essa forma hegemônica
– Descolonização do conhecimento e da informação
1º de julho: Aula 4 – A resistência na comunicação
– Valorizando o conhecimento comunicacional das comunidades. Comunicação e educação popular para superar a exclusão digital
– O papel central da comunicação na construção do projeto popular
– O que é e como tratar as informações sensíveis. Conhecendo ferramentas de segurança da informação
– Gestão de redes sociais e outras ferramentas de comunicação
– O que é e como é formar uma rede de comunicadorxs populares
Unidade III – Final
8 de julho: Aula 5 – Apresentação de trabalhos, avaliação e encerramento
Curso de Formação de Multiplicadores – Direitos Humanos e Comunicação
Data: 10, 17 e 24 de junho, 1º e 8 de julho (quintas-feiras)
Horário: 17h às 20h
Via Zoom, com tradução simultânea e certificado
Exclusivo às organizações membro e movimentos sociais/populares parceiros da Rede
Inscrições: http://bit.ly/CursoMultiplicadoresJSB2021