A rede Jubileu Sul Brasil, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Amigos da Terra e o Movimento de Trabalhadores/as Sem Teto (MTST), realizará em Porto Alegre, nos próximos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o curso “O Estado Financeirizado e a Dívida Pública”. A atividade acontecerá na sede do IAB, na rua General Canabarro, 363, na capital do Rio Grande do Sul. São apoiadores da iniciativa: CAFOD, Fastenopfer, PACS, CESE, Adveniat e DKA.
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas através do link http://goo.gl/forms/VGhxfKR6b9. Para maiores informações, há um evento na rede social Facebook, ou através do e-mail jubileusulbrasil@gmail.com.
O curso tem por objetivos promover uma reflexão sobre a formação do Estado, os processos de financeirização e o endividamento público, visando o fortalecimento de lideranças nas comunidades, tendo em vista a construção de alternativas para o desenvolvimento de ações locais e regionais.
Ao longo deste ano, várias edições do curso “O Estado Financeirizado e a Dívida Pública” aconteceram em Brasília, São Paulo, João Pessoa e Fortaleza, e está sendo realizado um no Rio de Janeiro em quatro módulos. A proposta é ampliar o tema para segmentos. Para o ano que vem está sendo planejado a realização do curso voltado para mulheres com a temática gênero e financeirização, em São Paulo.
Dia 11 de dezembro
Tarde: chegada e recepção
19h30 – Abertura do curso com Análise de Conjuntura sobre o momento atual e Lançamento da Campanha de Solidariedade com o Haiti e vídeo de Solidariedade com o Haiti: 100 anos de ocupação do Haiti
Debatedores: Miguel Borba Sá (Jubileu Sul e PACS), Cláudia Favaro – MTST/RS, Alix Georges – Haitiano, Lucia Ortiz (Amigos da Terra Brasil) e Rosilene Wansetto (Jubileu Sul Brasil)
22h – Encerramento
Dia 12 de dezembro
9h – A formação do Estado e sua atualidade
Assessoria: Miguel Borba de Sá – economista e professor da PUC/RJ e membro da equipe do PACS/RJ e Jubileu Sul Brasil
12h30 – almoço

14h – O Estado e a atualidade do endividamento (federal, estadual e municípios), quem paga a conta?

Assessoria: Amaury Perusso – formado em direito pela PUC-RS, é auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado e Presidente da Federação Nacional das Entidades de Tribunais de Contas, é também presidente do Centro de Auditores Públicos do TCE-R, e da Comissão da Auditoria Cidadã/RS.

17h –  Intervalo

17h30 – A financeirização da Natureza e dos bens comuns

Assessoria: Lucia Ortiz e Fernando Campos Costa (Amigos da Terra Brasil)

19h – Intervalo e jantar
20h – Teatro “Homem Mãe”
Dia 13 de dezembro

09h – A alternativa socioeconômica para o enfrentamento de forma crítica dos impactos cotidianos do modelo atual, da ação do Estado, para instrumentalizar as lideranças no trabalho de formação.

Assessoria: Clarisse Castilhos – graduação em Ciências Econômicas pela UFRG, e hoje atua como economista e pesquisadora da Fundação de Economia e Estatística.

13h – Encerramento com almoço

Deixe um comentário