Rogéria Araujo – Comunicação JSB
A coordenação nacional do Grito dos/as Excluídos/as Brasil se reuniu no último dia 26 de fevereiro para definir o lema deste ano de 2016: “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”. O encontro aconteceu em São Paulo e a escolha do lema foi motivado pelas reflexões em torno do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e por pronunciamentos do Papa Francisco. “Vida em primeiro lugar” é o tema do Grito dos/as Excluídos/as.
gritoDe acordo com a coordenação nacional, tanto a Campanha da Fraternidade Ecumênica que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, quanto os instigantes pronunciamentos e falas do Papa Francisco voltando o olhar sempre para os mais pobres e excluídos, aproximando a Igreja dos menos favorecidos, foram essenciais para o debate e pontos de reflexão que antecederam a escolha do tema.
“As falas do Papa Francisco têm sido muito importantes para este contexto em que estamos e para o processo que é o Grito dos/as Excluídos/as em tudo isso. A Campanha da Fraternidade, que este ano é ecumênica, e se volta para o saneamento, onde mais uma vez os mais afetados são os mais pobres, também foi muito refletida nas conversas que levaram ao lema deste ano. Também recebemos muitas contribuições do estados”, declarou a coordenação nacional.
O 18º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito acontecerá de 13 a 15 de maio, em São Paulo. Trata-se de um momento especial para animar, preparar e formar os articuladores do Grito nos Estados para a realização e organizarem do processo do 22º Grito dos Excluídos.
O Grito dos/as Excluídos/as acontece há 22 anos durante a Semana da Pátria. Durante estes dias e, especialmente, no dia 7 de Setembro, milhares de pessoas vão às ruas em todo o país denunciar, marchar, fazerem ser ouvidas em suas principais demandas e reivindicações.
Mais informações: gritonacional@terra.com.br e gritonacional@ig.com.br
Facebook: Grito dos Excluídos
Foto: Pastoral Operária

Deixe um comentário