Escritório de assessoria jurídica popular da Assembleia Legislativa do Ceará beneficou mais de 81 mil famílias em 2023. Movimento de Conselhos Populares (MCP), membro da Rede JSB, recebeu homenagem por sua atuação na defesa dos direitos humanos

Público do seminário no Auditório das Comissões Técnicas da Asssembleia Legislativa do Ceará. Foto: José Leomar/Alece

Por Redação Jubileu Sul Brasil

“Acesso à justiça e luta por direitos: planejamento coletivo de ações do Escritório Frei Tito de Alencar” foi tema do seminário realizado no último dia 24 de maio, em Fortaleza, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 

O objetivo do encontro foi realizar, em conjunto com as comunidades, o planejamento do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alecar (EFTA), que é um órgão permanente da Alece voltado à prestação de assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial a grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em situação de vulnerabilidade em casos de violações de direitos humanos.

No ano 2023, o EFTA e sua equipe realizaram 234 visitas técnicas em territórios de 41 municípios cearenses, beneficiando mais de 81 mil famílias, considerando os casos concluídos ou em acompanhamento.  

Participaram do seminário diversas lideranças comunitárias, organizações e movimentos populares, que também fizeram um balanço da atuação do Escritório e partilharam experiências de luta. A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) participou do evento, representada pelo articulador nacional Francisco Vladimir.  

Na ocasião, houve ainda homenagem prestada pelo EFTA a movimentos sociais que atuam na defesa de direitos humanos, entre os quais o Movimento de Conselhos Populares (MCP), organização membro da Rede e parceira nas atividades do JSB em Fortaleza. A menção ao MCP foi recebida pela liderança Ada Ponte, articuladora local do Jubileu Sul Brasil.

Deixe um comentário