Por Comunicação | Jubileu Sul Américas

As entidades membro do Jubileu Sul Américas em toda a América Latina e Caribe têm até o dia 15 de dezembro para submeterem propostas de projetos – de âmbitos local, regional e internacional em áreas estratégicas na defesa dos direitos humanos e ambientais – para receberem apoio financeiro de até 15 mil euros para a realização de suas atividades.

O convite público, chamado “Ajuda a terceiros” está disponível, em espanhol e português, nos sites do Jubileu Sul Américas e Jubileu Sul Brasil, e apresenta detalhadamente as diferentes categorias e regras para apresentação de propostas, bem como um formato básico para apresentação da proposta que pode auxiliar a entidade.

A ajuda financeira a terceiros é direcionada exclusivamente às organizações membros da Rede Jubileu Sul Américas. Segundo o próprio edital da rede JSA, essa ajuda busca fomentar a participação das organizações sociais nos espaços de formulação de políticas públicas e de defesa dos direitos, de soberania e da democracia, favorecendo, fortalecendo e ampliando a capacidade das organizações para desenvolverem alianças na construção de um desenvolvimento alternativo e sustentável.

Em 2019, o apoio foi destinado ao Grito dos Excluídos no Brasil, e Ari Alberti, coordenador nacional da organização falou da importância do apoio.  “Foi de extrema importância, primeiro porque ele nos possibilitou executar o que estava planejado, e produzir e distribuir os materiais por todo o Brasil para animar o processo de construção do Grito”.

Karina Pereira e Ari Alberti apresentam o Jornal do Grito, na secretaria nacional, em São Paulo | Foto Karla Maria

O jornal do Grito dos Excluídos 2019, distribuído em todo o país, foi um dos materiais, ao lado de banners, cartazes e camisetas financiados com o aporte repassado pelo Jubileu Sul Américas.

O Grito dos Excluídos aconteceu em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, conformando-se como uma das maiores mobilizações populares do país. “Conseguimos realizar, depois de 24 anos, um primeiro encontro com comunicadores do Grito para discutir a comunicação e esse foi um passo importante e continuar”, avaliou Alberti.

O Apoio a Terceiros é uma das ações do projeto “Fortalecimiento de la Red Jubileo Sur / Américas en el logro del desarrollo y de la soberanía de los pueblos latinoamericanos y caribeños” financiado pela União Europeia, no marco da chamada Fortalecer las redes regionales, europeas y globales de la sociedad civil (OSC).

O prazo para envio de propostas termina no dia 15 de dezembro, e elas devem ser dirigidas à Secretaria do Jubileu Sul Américas por meio dos e-mails secretaria@jubileosuramericas.net edital@jubileusul.org.br com assunto: Projeto Convocatória – Convite Público N. º 006/2019.

Mais informações no próprio edital português | edital espanhol.

Deixe um comentário