Por Redação – Instituto Vladimir Herzog
Iniciativa “descomemora” o golpe civil-militar de 1964. Ministro Silvio Almeida é presença confirmada em evento que, pela primeira vez, fará parte do calendário oficial da cidade de São Paulo
A III Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado já tem data e local definidos: dia 02 de abril, das 15h às 19h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O objetivo é promover uma “descomemoração” do golpe civil-militar de 31 de março de 1964, com uma homenagem à memória das vítimas de violência do Estado – do passado e do presente, para que não se esqueça.
A concentração para o ato ocorrerá a partir das 15h e contará com apresentações musicais e depoimentos. Já a caminhada silenciosa terá início às 18h, rumo ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Portão 10. O ato se encerrará às 19h, no Monumento, onde poderão ser depositadas fotos das vítimas, flores e velas.
Entre as presenças confirmadas estão Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, o ex-deputado Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do ministério, Soninha Francine, secretária de Direitos Humanos do Município de São Paulo, o cantor Renato Braz, entre outros/as artistas e autoridades.
Pela primeira vez, o evento fará parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, fruto da LEI Nº 17.886, de 3 de janeiro de 2023 (Projeto de lei nº 414/22, do vereador Antonio Donato/PT). A III Caminhada do Silêncio está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania juntamente com o Movimento Vozes do Silêncio, composto por dezenas de entidades e representado pelo Instituto Vladimir Herzog e o Núcleo de Preservação da Memória Política.
Serviço
III Caminhada do Silêncio
Data: 02/04/2023
Horário: 15h às 19h (início da caminhada às 18h)
Local: Parque Ibirapuera (Praça da Paz, acesso mais próximo pelo Portão 7) – Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, São Paulo.
Entidades apoiadoras
Acat-Brasil (Ação dos cristãos para abolição da tortura)
Articulação Psi pela Democracia
Associação Rádio Madalena
Associação Rede Rua
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Comissão de Justiça e Paz de São Paulo
Filhos & Netos por Memória, Justiça e Verdade SP/RJ
Geração 68 Sempre na Luta
Judias e Judeus pela Democracia SP
Instituto Estação Paraíso Alípio Freire
IIEP – Intercâmbio Informações Estudos e Pesquisas
Linhas de Sampa
Movimento de Mulheres Judias Me Dê Sua Mão
Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil
Pastoral Fé e Política de São Paulo
Psicanalistas Unidos pela Democracia (PUD)
Resistência de Minas Gerais
Apoio legislativo
Gabinete do Vereador Antônio Donato Madorno
Apoio institucional
Ministério Público no Estado de São Paulo
Realização
Instituto Vladimir Herzog
Movimento Vozes do Silêncio
Núcleo de Preservação da Memória e Verdade
Secretaria Municipal de Direitos Humanos