Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil
A articulação do Cone Sul no Jubileu Sul Brasil reuniu representantes de diferentes organizações da região no último dia 18, dando prosseguimento ao debate de ações conjuntas e encaminhamentos deliberados durante o ciclo Dívida, Privatização e Livre Comércio: o que aprendemos com nossas lutas? Quais perspectivas temos?, realizado em abril.
As organizações discutiram propostas de atividades conjuntas em torno do tema da dívida e em defesa dos direitos humanos – entre as quais uma campanha internacional pela libertação de presas e presos políticos – e uma próxima reunião vai aprofundar o debate para que ações já em andamento nos países se somem à campanha de Defesa de Defensoras e de Defensores de Direitos Humanos e da Natureza, de iniciativa do Jubileu Sul/Américas.
Também foi pauta o lançamento regional da campanha por Justiça Socioecológica, com atividade virtual a ser realizada pelo Jubileu Sul Brasil no segundo semestre; a sondagem atualizada da dívida, que será divulgada oportunamente pelo Jubileu Sul/Américas; e um encontro Paraguai/Brasil em julho, sobre setor elétrico, privatizações, violações dos corpos e territórios.
Dando seguimento às articulações para ampliar a visibilidade de denúncias de violações, a comunicação da Rede vai definir um plano de trabalho para atuar junto aos meios de comunicação da região, conectando pautas comuns de diferentes países, como é o caso da militarização no Brasil, Colômbia e Haiti.
A publicação digital, com artigos e outros textos a partir dos temas debatidos no ciclo, segue em produção.